Veja as últimas notícias de florianópolis


Krys Mendonça

Chef do bistrô Le Napoleon e é proprietário do buffet Ilha Chef

Deolhonailha: 08/10/2013 - Postado por: Redação

Krys Mendonça
Krys Mendonça
  • Onde nasceuFlorianópolis
  • Idade34 anos
  • Pratos preferidos''Sou apaixonado por carne de ovinos e adoro um pernil de ovelha com alecrim e tomilho assado lentamente''

Entre as manobras na pista de skate da Trindade, não passava pela cabeça de Krys Mendonça que um dia ele se tornaria chef de cozinha e teria tanta paixão pelas panelas. O prazer em cozinhar vem desde a adolescência, quando Krys ainda sonhava em se profissionalizar como skatista. Mas apenas um dos hobbies virou profissão. Já se passaram 12 anos, e agora ele entra de cabeça em um novo desafio: a criação da empresa de organização de buffets e eventos Ilha Chef.

Formado em gastronomia pelo Senac, o catarinense de Rio do Sul é manezinho no coração e nos ingredientes favoritos. O amor por Florianópolis aparece até nos pratos batizados pelo chef, de 34 anos. Entre as suas últimas criações está o “Camarão na Tarrafa”, oferecido com exclusividade no bistrô Le Napoleon, onde Krys comanda a cozinha há cinco meses.

“Gosto de levar à mesa experiências inusitadas e sabores utilizando o que há de melhor na nossa região, brincando com o contemporâneo, mas sempre enfatizando a nossa gastronomia ilhoa”, diz Krys.

Até chegar lá, o caminho foi longo. Desde 2001, já foi auxiliar de cozinha e cozinheiro antes de virar chef. Com passagens pelos melhores restaurantes de Floripa, agradece pelo aprendizado com grandes mestres como o chef nicaraguense Luiz Fretz.

“Fico feliz por toda essa trajetória de aprendizado. Eu aprendi com os melhores e hoje sou comparado a eles. Me sinto realizado em estar à frente de um bistrô em que diversas pessoas que já viajaram o mundo frequentam e comparam meu trabalho com o de chefs de grandes restaurantes do mundo todo. É muito gratificante”, afirma.

Para Krys, fã do inglês Jamie Oliver, “cozinha tem que ter trabalho duro, mas de uma forma que dê prazer, para passar boas energias para o alimento”. Além da satisfação com o trabalho, admira o chef britânico pela preferência por ingredientes frescos, por experimentar novas receitas e explorar diferentes técnicas de preparo de um mesmo prato. “Também faço isso todo o tempo”.

Agora no comando da Ilha Chef, começa a organizar eventos de todos os tamanhos. A ideia surgiu da vontade de criar eventos personalizados e com mais opções, do finger-food ao banquete para uma grande festa. Para completar, a namorada Fernanda Rodrigues, estudante de gastronomia, se especializou em confeitaria.

“Temos uma variedade infinita. Nossos clientes não precisam procurar bolos de casamento, aniversário, chá de bebê ou qualquer tipo de doce, pois nós oferecemos também”, completa.

Das rampas às panelas, do bolo de fubá, que fazia na adolescência, ao pernil de ovelha com alecrim e tomilho, que virou seu prato favorito. Da cozinha internacional à regional contemporânea, “o diferencial é o amor pelo o que se faz”.

Camarão na moranga-baby

Modo de preparo:

Cozinhe a moranguinha no vapor por aproximadamente 10 minutos com a tampa da panela fechada.

Corte a parte superior da moranguinha em forma de tampa e retire as sementes com uma colher.

Descasque cerca de 20 camarões pequenos e tempere-os com sal, pimenta branca e limão.

Separe um camarão maior e deixe-o com casca e cabeça.

Salteie os camarões em uma frigideira com azeite de oliva bem quente até que fiquem dourados.

Encha a moranguinha com alguns camarões picados, molho branco e complete a borda com catupiry.

Para finalizar o prato coloque o camarão maior em cima e decore a volta com batata-palha.

Bom Apetite!

Leia mais entrevistas

ver todas entrevistas

Comente!

Cinemas em Florianópolis - Filmes em destaque de 12 a 18 de janeiro

veja o guia de cinema completo