Veja as últimas notícias de florianópolis


Batalhão de Aviação Polícia Militar recebe nova aeronave nesta quarta-feira em Florianópolis

Deolhonailha: 15/05/2018 - Postado por: Redação

A aeronave estava em posse da Polícia Militar de Minas Gerais
Foto: Thiago Cesar de Brito

O Batalhão de Aviação Polícia Militar (BAPM) realiza nesta quarta-feira, 16, às 17h, na sede da 1ª Companhia, em Florianópolis, uma solenidade para marcar a chegada de uma nova aeronave e a formatura do 1º Curso de Apoio Solo Operacional. O águia 06 prefixo PT-RIY, avião monomotor Corisco turbinado, com autonomia de cinco horas de voo e capacidade para quatro pessoas, foi cedido à Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na condição de fiel depositário, e será empregado, especialmente, no patrulhamento ambiental.

A aeronave estava em posse da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na condição de bem depositado judicialmente, oriundo de processo crime, mas a corporação não tinha mais interesse em mantê-la em sua frota, então foi ofertada à PMSC a possibilidade de obter o bem e figurar na condição de depositário fiel.

Em tratativa entre as duas corporações, a PMSC aceitou a oferta de manutenção e uso da aeronave até o julgamento final do processo, cujo depósito poderá ser convertido em propriedade a favor da PM catarinense.

Entre inúmeras missões que são desenvolvidas pelo batalhão com aeronaves de asa fixa, se destaca como prioridade o uso dessa aeronave no patrulhamento ambiental do Estado, como forma de alinhavar e consolidar a parceria entre a PM e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), mas também atuará nas diversas ações desenvolvidas pelo BAPM, como transporte de órgãos, patrulhamento de rodovias, salvamentos, operações e outras ocorrências policiais.

Curso de Apoio Solo Operacional

O curso teve duração de uma semana, com carga horária de 55 horas aula, e contou com a participação de oito policiais militares que concluíram a formação com êxito. O objetivo foi qualificar os policiais na atuação em solo das operações aéreas de Segurança Pública.

Durante a formação foram repassados conhecimentos básicos da aviação, a segurança operacional, a prevenção de acidentes aeronáuticos, meteorologia aeronáutica, dentre outros que permitem que o profissional habilitado participe de maneira atuante e decisiva para o sucesso das operações aéreas.

 

Categoria: Segurança

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito das fortalezas

Circuito das fortalezas

Florianópolis tem cinco fortalezas, das quais quatro estão abertas à visitação.

mais roteiros