Veja as últimas notícias de florianópolis


Beiramar Shopping vai sediar a 3ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis

Deolhonailha: 13/09/2018 - Postado por: Redação

Beiramar Shopping
Foto: Fan page oficial do Beiramar Shopping/Reprodução

Na próxima segunda-feira, 17, acontece no vão central do Beiramar Shopping, às 14h30, a abertura da 3ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis. O evento dá início as atividades que têm como o foco principal o “Dia D” que acontece desde 2015 numa iniciativa do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e do Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC), juntamente com mais de 30 instituições, para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, de acordo com o art.93 da Lei 8.213/91.

Na abertura o público poderá prestigiar atrações artísticas executadas por pessoas com deficiência, já como forma de chamar a atenção da competência deste público em todos os sentidos. O músico Fernando Vieira que tem problema de baixa visão exibirá um repertório eclético com voz e violão, no início do evento. O hino nacional será cantado pela professora de braile Tábata Duarte, que também tem baixa visão e há dois anos dá aula na ACIC (Associação Catarinense de Inclusão do Cego). Uma intérprete de libras fará a tradução simultânea do hino.

Para abrilhantar a festa, dez integrantes com deficiência visual, alunos da ACIC, irão apresentar o espetáculo “Abrindo Janelas” sob a coordenação da coreógrafa Mara Cordeiro. Eles fazem parte do Grupo Bengalantes, criado para desenvolver o potencial artístico de quem tem problemas de visão ou cegueira e é atendido pela associação.

Outra atração será o grupo Dança Floripa da APAE de Florianópolis, com a coreografia “Livre Viver”. São 15 integrantes, coordenados pela coreógrafa Ana Luiza Ciscato. Os alunos desenvolvem expressões corporais embalados pela música do cantor Milton Nascimento.

A abertura é o primeiro passo de uma agenda intensa de atividades programada para a Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2018, que ocorrerá entre os dias 17 a 23 de setembro e tem como objetivo, além de promover a contratação de pessoas com deficiência, levar à sociedade uma reflexão sobre as barreiras físicas e comportamentais que por vezes comprometem o acesso e a convivência das pessoas que possuem deficiência com os demais. Além de fortalecer as políticas de empregabilidade, a ideia é, também, incentivar as instituições e projetos culturais a desenvolverem ações voltadas para este público e incitar o Poder Público a implementar recursos de acessibilidade plena.

Programação da Semana Inclusiva promove o DIA D

Para promover a contratação de PCDs em 2018, os organizadores da Semema Inclusiva notificaram 195 empresas da Grande Florianópolis para participarem do Dia D – Feirão de Empregos -  que acontecerá no dia 22 de setembro no campus do IFSC, na Avenida Mauro Ramos, das 9h às 15h. Ao todo, 288 empresas da região se enquadram no art.93 da Lei 8.213/91. Elas deveriam empregar 7443 pessoas com deficiência, mas têm apenas 3.623 contratados. Outros 3.820 trabalhadores aguardam por uma vaga.

Meta de inserção no mercado de trabalho

Quando aconteceu o primeiro DIA D (2015), os organizadores conseguiram promover a contratação de 411 trabalhadores pelas 191 empresas de Florianópolis e Região notificadas para participar do Feirão. De 2016 a 2018, com a realização da Semana Inclusiva, foram contratadas 1.211 pessoas com deficiência nos municípios de Florianópolis (823), São José (291), Palhoça (68) e Biguaçu (29), segundo dados do CAGED.

Apesar do número crescente da inclusão deste público no mercado de trabalho, 288 empresas da Grande Florianópolis se enquadram no art. 93 da Lei 8.213/91 e deveriam ter 7443 PCDs empregados. No entanto, apenas 3.623 têm emprego. Ou seja 3 820 ainda aguardam por uma vaga.

Para ajudar estes trabalhadores, o DIA D, que este ano será realizado no dia 22 de setembro, das 9h ÀS 15h, no campus do IFSC em Florianópolis, O MT e o MPb notificaram 195 empresas. A maioria delas participou no dia 16/08, da reunião de sensibilização. Uma tarefa que antecede ao Feirão de Empregos para que os empresários conheçam o potencial de mão de obra disponível, as instituições que qualificam estes trabalhadores e a importância e obrigação do cumprimento das cotas.

Campanha e programação

Para divulgar a Semana Inclusiva 2018, 40 ônibus já circulam na Grande Florianópolis com peças publicitárias das principais atividades que integram a programação.  Entre elas, além do Dia D, a abertura no Beira-mar Shopping no dia 17/09, o Seminário Consolidação da Lei Brasileira de Inclusão: Avanços e possibilidades (inscrições gratuitas pelo link https://goo.gl/forms/CdeUsOKfJyoBDEF33) no dia 18/09, a Roda de Conversa e Apresentações Artísticas no CIC ( inscrições no link https://bit.ly/2P5FVXH ) no dia 20/09 e o encerramento com atividades esportivas adaptadas no Parque de Coqueiros, no dia 23/09.

Categoria: Saúde

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria









Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito praias do Norte

Circuito praias do Norte

As praias do Norte da Ilha são as que apresentam as melhores condições de infra-estr...

mais roteiros