Fique por dentro de Floripa
Busque no Deolhonailha

Assine a newsletter

Cadastre-se abaixo:

Veja as últimas notícias de florianópolis

Bloco As Passarinhas voam alto no Carnaval de Floripa

Deolhonailha: 02/03/2011 - Postado por:

Em Florianópolis, assim como em várias partes do Brasil, há somente uma semana do ano em que um pai de família pode sair do seu lar com os trajes de sua esposa e com muita maquiagem no rosto sem colocar sua masculinidade em cheque. No Carnaval é claro. Foi com este pensamento e a vontade de unir mais a comunidade do Caeira do Saco dos Limões que os frequentadores do antigo Bar do Sandro ‘Passarinho’ criaram o bloco As Passarinhas.
Neste Carnaval de 2011, esses trabalhadores pais de família e muito “machos” realizam a 17ª edição do Desfile das Passarinhas. A iniciativa é do Grêmio Recreativo do Caeira em parceria com o Projeto Patrimônio Caeira, que realiza cursos e eventos na comunidade a fim de registrar e resgatar a cultura local.

Será no próximo dia 6 de março, domingo de Carnaval, a partir das 16h na praça ao lado da quadra de esportes do Caeira. A Escola de Samba Consulado do samba apóia o evento e fará uma apresentação da sua bateria mirim. Os pequenos também terão espaço para desfilar suas fantasias às 17h, logo após o baile infantil.

As “passarinhas adultas”sobem na passarela às 18h. Os inscritos poderão mostrar toda sua graça e beleza para a comunidade. A comissão julgadora terá a presença de Elianne Carpes, atriz e preparadora de elenco, e do cineasta Joel Zito Araújo, dentre outros. Eles escolherão qual será a passarinha mais luxuosa, a mais original e a mais “mocréia”.

Francisco de Assis Rodrigues é um dos fundadores das Passarinhas e afirma que tudo nasceu de uma bate papo de bar. A idéia foi tomando corpo e os apoiadores gostaram. Assim, a cada Carnaval as ruas e vielas do Caeira são tomadas por centenas de pessoas que prestigiam o evento que já faz parte do calendário do Carnaval de Florianópolis.

O Projeto Patrimônio Caeira não está só na organização do evento. Os alunos da oficina de fotografia, oferecida gratuitamente à comunidade, estarão registrando todos os detalhes da festa. Após clicarem as festividades da Festa da Nossa Senhora do Rosário, padroeira da capela local, e a cultura da pipa, os fotógrafos registrarão tudo para uma futura exposição fotográfica que está prevista no projeto aprovado no edital de incentivo à cultura Elizabete Anderle, pela Fundação Catarinense de Cultura.

As inscrições serão feitas até uma hora antes do desfile, no próprio palco que será armado.

O quê: 17º As Passarinhas
Quando: 6 de março, domingo de Carnaval, a partir das 16h.
Onde: Praça ao lado da quadra de esportes do Caeira.
Quanto: Gratuito.
Contato: Carlos Silva, 48-99142375

Categoria: Cultura e Lazer

Comente!