Veja as últimas notícias de florianópolis


Camerata fará concertos gratuitos em igrejas de Florianópolis

Deolhonailha: 10/01/2017 - Postado por: Redação

Em 2016, a Camerata realizou diversos concertos em igrejas da Capital
Foto: Divulgação

A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresentará nesta semana uma série de concertos gratuitos em igrejas históricas de Florianópolis, com programa totalmente dedicado à música erudita brasileira do período romântico e contemporâneo. Serão realizados dias 12, 13 e 14 (próximas quinta, sexta e sábado), às 20h30, nas igrejas Nossa Senhora da Conceição (Lagoa da Conceição), Nossa Senhora da Lapa (Ribeirão da Ilha) e São Francisco de Paula (Jurerê/Canasvieiras), respectivamente. 

A programação, viabilizada pela Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte - Governo do Estado de Santa Catarina, visa levar música de boa qualidade para a comunidade e ressaltar nossos valores culturais ao público de outras localidades que visita a cidade neste período de veraneio.

AS COMPOSIÇÕES

O repertório (abaixo) inclui Antônio Carlos Gomes, Edino Krieger e Alberto Heller. A Sonata para Cordas em Ré Maior, de Carlos Gomes, foi composta em 1894, dois anos antes de sua morte. O último movimento é o famoso “Burrico de Pau”, produzido quando o autor viu sua sobrinha brincando com um daqueles cavalinhos com cabo de vassoura.

As “Imagens de Santa Catarina”, obra em quarto movimentos (Brusque, Blumenau, São Joaquim e Florianópolis), de 2004, por Edino Krieger, é dedicada à Camerata Florianópolis. Trata-se de uma das últimas composições para cordas do ilustre catarinense, natural de Brusque, considerado um dos maiores compositores eruditos do Brasil. Nesta música, Krieger descreve, através dos sons, características de cada uma das cidades citadas, facilmente perceptíveis mesmo para o público leigo.

A Campeche, de Alberto Heller, foi estreada em 2004 pela Camerata Florianópolis e integra o CD Santa Catarina, gravado pela orquestra. É uma belíssima criação, que procura representar o amanhecer na praia do Campeche, onde uma sombria névoa dá, aos poucos, amplo espaço para um brilhante dia ensolarado. Na composição Suíte Sobre Temas Infantis Brasileiros, Heller resgata belíssimos momentos de nosso folclore, produzindo uma peça de grande efeito, harmonizações ousadas e virtuosismo. A obra também integra o CD gravado pela orquestra.

Este projeto tem como principal finalidade a democratização do acesso do grande público à música erudita. O espetáculo é assinado pela produtora Maria Elita Pereira.

Campeche
Alberto Heller

Imagens de Santa Catarina
1 - Brusque - O Canti dos Teatros
2 - Blumenau - Oktoberfest
3 – São Joaquim - Paisagem Branca 
4 – Florianópolis - Sol e Mar
Edino Krieger

Suite Sobre Temas Infantís Brasileiros
Alberto Heller

Sonata para Cordas
1 - Allegro animato
2 - Allegro Scherzoso
3 - Adagio Lento e Calmo
4 - Vivace (O Burrico de Pau)
Antonio Carlos Gomes

SERVIÇO
O QUE? Concerto nas igrejas Históricas de Florianópolis
QUANDO? 12 a 14 de janeiro de 2017, às 20h30
ONDE? Igrejas Nossa Senhora da Conceição (Lagoa da Conceição), Nossa Senhora da Lapa (Ribeirão da Ilha) e São Francisco de Paula (Jurerê/Canasvieiras)
QUANTO? Gratuito
INFORMAÇÕES? (48) 3233-2324, camerataflorianopolis@gmail.com, ou www.camerataflorianopolis.com.br

 

Categoria: Variedades

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Centro a pé

Centro a pé

Desfrute as belezas do coração de Florianópolis

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais



Cinemas em Florianópolis - Filmes em destaque de 23 de fevereiro a 1 de março

veja o guia de cinema completo