Veja as últimas notícias de florianópolis


Com exibição gratuita de filmes, Mostra de Cinema Uruguaio começa hoje em Floripa

Confira a programação

Deolhonailha: 14/05/2018 - Postado por: Redação

Filme 'Seus Pais Voltarão'abre a programação
Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 14, a Mostra de Cinema Uruguaio, na Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. O evento segue até sexta-feira, 19, e, todos os dias, às 19h, haverá exibição gratuita de filmes realizados no país vizinho nos últimos cinco anos. Os ingressos são distribuidos 30 minutos antes das sessões. 

O evento é organizado pela Associação de Uruguaios em Florianópolis e conta com apoio do Ministerio de Relaciones Exteriores do Uruguai.

O filme de estreia do evento, nesta segunda-feira, às 19h, é:

Seus pais voltarão (Tus padres volverán), de  Pablo Martínez Pessi. Uruguai, 2015, dur. 80 minutos. Classificação: Livre.

Em 1983, dois anos antes do fim da ditadura uruguaia, chega a Montevidéu um avião repleto de crianças, filhos de exilados políticos, enviados pelos pais para conhecer seus familiares. Seis deles falam da importância do episódio para a redemocratização do país e da experiência de serem “filhos do exílio”.

Confira o restante da programação:

Terça-feira 15 de maio

O Bela Vista (El Bella Vista), de Alicia Cano Menoni. Uruguai, 2012, dur. 73 minutos. Classificação: 16 anos.

O Bella Vista Futebol Clube perdeu sua última partida, foi eliminado e logo se dissolveu. O local do clube ficou vazio por um tempo, depois foi convertido em um bar por uma mulher e rapidamente se transformou em um prostíbulo de travestis. Os vizinhos ficaram chocados e atemorizados e aproveitaram para se livrar do bar quando um ex-diretor do clube tomou a frente de uma organização para expulsar os indesejados dali. Como que para exorcizar o passado pecaminoso que já havia infestado o local, foi instalada uma igreja, que existe até hoje em uma pequena cidade do Uruguai. Tudo é contado por quem viveu alguma parte da história: Travestis, vizinhos, um jornalista, enfim, personagens da variada peripécia do Bella Vista.

Quarta-feira, 16 de maio

Os golfinhos vão para o Leste (Las Toninas van al Este), de  Gonzalo Delgado, Verónica Perrotta. Uruguai, 2016, dur.  83 minutos. Classificação: Livre

Miguel Ángel García Mazziotti, decadente celebridade gay do Rio de la Plata, recebe a visita da sua filha Virgínia, com quem está afastado há anos. "El Gordo", como é conhecido em Punta del Este, recusa a visita de Virgínia, mas quando ele descobre que vai ser avô, não pode deixar de ser tocado e se soma à felicidade de sua filha. Então, eles compartilham um fim de semana em família, que para ser feliz, como em muitas famílias, deve ser uma mentira.

Quinta-feira 17 de maio

 Multitudes, de  Emiliano Mazza De Luca, Mónica Talmás Sarli, Pablo Riera, Pablo Ramos Grad, Vasco Elola, Micaela Solé, Horacio Gómez e Ferruccio Musitelli. Uruguai, 2013, dur. 65 minutos. Sem classificação.

Multitudes observa as paixões que atraem milhares de indivíduos para se juntarem a um personagem coral. O olhar de oito diretores revela "rituais uruguaios" convocados pela fé, pela memória e pela paixão. As raízes culturais do país e o comportamento da sociedade de massa fazem parte de um único personagem: a multidão.

Sexta-feira 18 de maio

Os Modernos (Los Modernos), de  Mauro Sarser e Marcela Matta.  Uruguai, 2016, dur. 95 minutos. Classificação: 16 anos

Em preto e branco, os diretores Marcela Matta e Mauro Serser apresentam os conflitos de três casais. A trama permeia questões ligadas a paternidade, realização profissional e liberdade sexual. Tudo isso é analisado sob a perspectiva do mundo contemporâneo.

Após a exibição haverá debate mediado por Mauro Sarser. Mauro é diretor, editor, músico e ator, com uma intensa atividade no mundo da arte em geral.

Serviço
O que: Mostra de Cinema Uruguaio
Quando: 14 a 18 de maio, às 19h.
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita.

 

Categoria: Variedades

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria









Últimas notícias

ver todas

Roteiros

Sábado no Mercado Público

Sábado no Mercado Público

Reunir gente interessada para algo mais que comprar e vender.

mais roteiros