Veja as últimas notícias de florianópolis


Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi marcado por ação na Beira-mar Norte

Associação Catarinense de Psiquiatria promoveu Caminhada pela Valorização à Vida

Deolhonailha: 11/09/2017 - Postado por: Redação

Mais de cem pessoas participaram da caminhada
Foto: Juliano Zanotelli/Apoio Comunicação

Mais de 100 pessoas vestiram roupas amarelas e participaram da Caminhada pela Valorização à Vida – Setembro Amarelo, promovida pela Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), na manhã do domingo, dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em Florianópolis. O amarelo, que é a cor da campanha, coloriu a Avenida Beira-mar Norte. No trajeto forame entregues folders e psiquiatras puderam tirar dúvidas e conversar com que participava da ação.

                As amigas e psicólogas Marilaine Lima e Célia Bandeira ficaram sabendo da caminhada e fizeram questão de participar. Segundo Célia, o suicídio é a última tentativa e por isso é importante falar e participar de ações como essa. Marilaine também concorda e disse que ainda existe um tabu em se falar sobre o tema.

                “É algo pouco falado e nem todo mundo consegue chegar no consultório. Por isso é importante falar sobre suicídio e mostrar que a pessoa não está sozinha”, ressalta Marilaine.

                Psiquiatras, profissionais da saúde e famílias participaram da ação. O cão Darci, famoso nas redes sociais, também participou da caminhada. A sua tutora, Mariana Siebert, contou que essa é foi segunda vez que eles participam da caminhada.

                “Eu tive síndrome do pânico e tinha preconceito em tomar medicamento, me tratar com psiquiatra. E na época que encontrei o Darci eu trabalhava com eventos e tinha  muita vergonha. Foi aí que tive a ideia de levar ele comigo para as feiras e o foco das pessoas eram para ele e não para mim. Isso me ajudou e comecei o tratamento”, lembra Mariana que acredita ser muito importante participar de ações como essa da ACP e falar sobre o assunto.

Também estiveram na caminhada, 50 alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiros de SC também participaram da Caminhada. Segundo o 1º Sargento Leonardo dos Santos Anacleto, que é coordenador de Educação Física, palestras sobre suicídio, drogas, saúde, entre outras são realizadas na Escola.

Para a presidente da ACP, Lilian Lucas, a caminhada deste ano na Capital reuniu um bom público e foi mais uma maneira de falar sobre o assunto que ainda é pouco falado.

“Esta foi uma das inúmeras ações que vão ser realizadas com a presença de psiquiatras associados na ACP, em pelo menos 21 cidades catarinenses ao longo do mês de setembro”, completa a presidente.

#SETEMBROAMARELO em Santa Catarina

Desde 2015, a ACP promove no Estado a campanha, que é realizada anualmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A ação tem como objetivo principal informar corretamente a população acerca da prevenção do suicídio e pela valorização da vida.  Neste ano, em pelo menos 21 cidades catarinenses, vão ser realizadas caminhadas, simpósios e palestras para chamar a atenção da comunidade, com a participação de profissionais associados na ACP.

                Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um milhão de pessoas morrem por suicídio anualmente, o equivalente a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, de acordo com os números do Sistema de Informações de Mortalidade - SIM do Ministério da Saúde, ocorrem, em média, 32 mortes por suicídio/dia.   

               Acesse o site da ACP e confira a programação das ações em SC: http://www.acp.med.br/noticia/programacao-setembro-amarelo-em-sc-4bb21a4c-1f89-43f2-8b67-2ed5bcde9e5b

 

Categoria: Saúde

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito praias do Norte

Circuito praias do Norte

As praias do Norte da Ilha são as que apresentam as melhores condições de infra-estr...

mais roteiros