fique por dentro de floripa

- Variedades - Documentário sobre o bar Underground em Floripa terá exibição gratuita nesta sexta-feira

12.03.2019

Documentário sobre o bar Underground em Floripa terá exibição gratuita nesta sexta-feira

12.03.2019
Documentário sobre o bar Underground em Floripa terá exibição gratuita nesta sexta-feira
Foto: Divulgação

O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe nesta sexta-feira, 15, a estreia do documentário Aquela Mistura, sobre o extinto bar Underground. A exibição começa às 20h, mas antes, a partir das 19h, o público confere shows das bandas Os Cafonas e Eutha. A entrada é gratuita.

O documentário de Lucas de Barros e Fábio Bianchini foi contemplado na edição 2014/2015 do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, e faz parte da exposição Making Of 3, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) de 13 de março a 12 de maio. O filme relembra a história do bar que começou em 1995, em Florianópolis, como uma casa de sucos, ganhou a atenção do público de rock alternativo local simplesmente pela trilha sonora, tocada em fitas cassete, e transformou-se em um palco conhecido nacionalmente, até fechar em 2004, após pressão das autoridades e dificuldades financeiras.

Foram entrevistados a família que tocava o bar, músicos, frequentadores, produtores culturais, jornalistas, curiosos e o delegado da Lagoa da Conceição durante a época. Entre eles, estão Wander Wildner, que chegou a morar no bar, Adriano Cintra, o produtor cultural e DJ Tiago Franco, o coreógrafo Alejandro Ahmed, o líder dos Phantom Surfers, Mel Bergman.

Além de histórias divertidas e de um olhar sobre a produção independente no período, o filme debate ocupação de espaço urbano de Florianópolis, relações entre grupos sociais, noção de cultura local, organização coletivista e comportamento, entre outros aspectos. Olhar de novo essa história 15 anos depois é, também, procurar entender como essas coisas se repetem, o que mudou e o que continua parecido em Santa Catarina.

Sobre o filme

Aquela Mistura
Lucas de Barros e Fábio Bianchini, 2019.
Documentário, 68 min, Cor, 12 anos
Sinopse: Na segunda metade dos anos 90, em Florianópolis, existiram dois bares que foram referências para toda uma cena musical independente no estado; o histórico e polêmico "Trópicos" que se transformou no mitológico "Underground Rock Bar" (popular bar do Franck) - símbolos de um original movimento cultural e comportamental que desafiou estereótipos e padrões atribuídos a uma cidade quase nunca associada ao cenário independente roqueiro.
Direção: Lucas de Barros e Fábio Bianchini Mattos | Produção: Carol Gesser e Fábio Bianchini

Sobre as bandas

Eutha: a banda Eutha (ex-Euthanasia) está completando 27 anos em 2019. O primeiro ensaio foi no Carnaval de 1992, em São José, na Grande Florianópolis. Representando a velha guarda do som pesado de Floripa, Eutha tem um repertório de hardcore old school, metal e punk, com influências de elementos do hip-hop, reggae, funk70, grindcore, death metal, música eletrônica e industrial, e letras que abordam o cotidiano. A banda é formada por Marcelo Mancha (baixo e voz), Jean Martins (guitarra e voz), Heráclito Maia (percussão, sampler e voz), e Johnny Duluti (bateria e voz).

Eutha já dividiu o palco com bandas como os nova iorquinos do Dog Eat Dog, os texanos do World Burns to Death, os californianos do Good Riddance e do The Adolescents, a lenda punk hardcore Riistetyt da Finlândia e ainda Vitamin-X e Terrorgroupp da Holanda. Do cenário nacional, destaque para shows com Ratos de Porão, BNegão, Sepultura, Pavilhão 9, Dead Fish, Garotos Podres, Marcelo D2, Raimundos, entre outras.

Os Cafonas: são os reis do trunk'a'billy de Florianópolis, até porque só eles tocam esse negócio: rock'n'roll divertido e dançante com letras sobrenaturais e surreais.

Serviço:

O quê: Estreia do documentário Aquela Mistura
Quando: 15 de março de 2019
19h: Show com as bandas Eutha e Os Cafonas
20h: Exibição do filme
Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Armandinho faz show gratuito neste domingo na Joaquina

23.03.2019

Armandinho faz show gratuito neste domingo na Joaquina

Único representante de SC conta com apoio do público para avançar no The Voice Kids

21.03.2019

Único representante de SC conta com apoio do público para avançar no The Voice Kids

Dicas de cultura, diversão, lazer e gastronomia em Florianópolis - 5ª edição

21.03.2019

Dicas de cultura, diversão, lazer e gastronomia em Florianópolis - 5ª edição

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.