Veja as últimas notícias de florianópolis


Floripa será a capital nacional da vela a partir do dia 15 de novembro

Deolhonailha: 07/11/2018 - Postado por: Redação

A expectativa é de que atletas de diversos estados participem da competição
Foto: Green Multimídia

 A partir do dia 15 de novembro Florianópolis passa a ser a capital brasileira da vela com a realização de dois importantes eventos do calendário nacional , ambos na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. O primeiro deles será o Sul-Brasileiro de Optimist, entre os dias 15 e 18, reunindo mais de cem velejadores da vela de base do país no Feriado de Proclamação da República. Na sequência, os melhores atletas nacionais entram em ação para a realização da Copa Brasil de Vela, principal competição promovida pela CBVela no ano e que acontece em parceria com o ICSC, entre os dias 19 e 24, servindo como seletiva pan-americana e formação da equipe olímpica para a temporada 2019.

“Estamos vivendo um momento importante para a vela do Iate Clube de Santa Catarina uma vez que a elite do esporte de base e rendimento compete em nossa raia. Para nós é muito importante contar com uma competição que forma velejadores que num futuro próximo poderão representar o Brasil em Olimpíadas e Mundiais, caso do Sul-Brasileiro de Optimist, ao mesmo tempo que na semana seguinte teremos a nata do esporte por aqui, disputando vagas justamente em competições importantes como os Jogos Pan-Americanos, além de vaga na equipe olímpica”, ressalta Ildefonso Witoslawski Junior, Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina.

A programação dos eventos tem início na quinta-feira, dia 15, com as primeiras regatas do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist. A expectativa é de que atletas de diversos estados participem da competição até o domingo (18) quando serão conhecidos os campeões de cada categoria. Com um trabalho forte feito na Escola de Vela e Flotilha de Optimist o Iate Clube de Santa Catarina disputa o evento com uma equipe renovada e em busca de grandes resultados.

"Nossa equipe tem reagido muito bem aos treinamentos e competições deste segundo semestre e o objetivo é brigar por boas posições tanto no masculino quanto no feminino. Competir em casa é sempre bom e dá mais confiança, mas a equipe sabe que será uma competição muito dura com muitos atletas querendo o título", afirma Bernardo Luz, treinador da equipe de Optimist do Iate Clube de Santa Catarina.

Copa Brasil de Vela forma seleção olímpica e pan-americana em Floripa:

Saem os Optimists entram em ação as classes olímpicas, pan-americanas e da juventude. Após os quatro dias de regatas para as jovens promessas do esporte, os principais velejadores do Brasil iniciam as disputas da Copa Brasil de Vela, competição que forma a seleção olímpica para o ano de 2019 e aponta os classificados para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, além de ser válida também como campeonato sul-americano, nas classes Kitefoil, Nacra, 49er e 49er FX.

Farão parte do programa de regatas, marcado entre os dias 19 e 24, as disputas nas classes Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe e Lightning. Além disso, o 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino também estarão na disputa pela Copa Brasil de Vela Jovem.

“Esse será o maior evento já realizado pelo Iate Clube de Santa Catarina em sua história. É a primeira vez que o clube realizará quatro campeonatos sul-americanos simultaneamente, além de sediar uma competição com as classes olímpicas, pan-americanas e da juventude. O evento tem uma importância enorme, pois define diversas vagas para os jogos pan-americanos, além disso a formação para a equipe olímpica será importantíssima pois o ano de 2019 é o que antecede a Olimpíada de Tóquio”, ressalta Ricardo Navarro, árbitro geral da Copa Brasil de Vela.

Serviço: Sul-Brasileiro de Optimist e Copa Brasil de Vela

Evento: Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

Data: 15 a 18 de novembro
Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê
Classes em disputa: Optimist

Evento: Copa Brasil de Vela
Data: 19 a 24 de novembro
Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê
Classes em disputa: Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe, Lightning, além do 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino pela Copa Brasil da Juventude

Categoria: Esportes

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria









Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito praias do Norte

Circuito praias do Norte

As praias do Norte da Ilha são as que apresentam as melhores condições de infra-estr...

mais roteiros