Veja as últimas notícias de florianópolis


Grafiteiros vão ampliar galeria de arte a céu aberto no Morro do Mocotó

Ação integra o projeto Mocotó Cor que tem como objetivo levar ainda mais vida para uma das maiores comunidades de Florianópolis

Deolhonailha: 18/04/2017 - Postado por: Redação

Entrada do Morro do Mocotó já conta com várias artes feitas em 2015
Foto: Divulgação

Em 2015 um grupo de grafiteiros, coordenado pelo artista plástico e grafiteiro Rodrigo Rizo, um dos expoentes da arte urbana catarinense, realizou uma intervenção na entrada do Morro do Mocotó, no Centro de Florianópolis – conhecida como antiga entrada do Beco. Foi então criada a primeira galeria de arte urbana a céu aberto de Florianópolis, onde os artistas pintaram painéis instalados nos muros que formam o corredor de entrada para a comunidade, compondo uma verdadeira Galeria de Arte. Em 2016 os painéis ganharam iluminação e telas de proteção.

Agora, quase dois anos depois da primeira intervenção, os artistas voltam à comunidade para pintar novos painéis e a revitalização das obras já existentes. No próximo final de semana, nos dias 22 e 23 de abril, 12 artistas plásticos e grafiteiros levarão ainda mais cor para o Centro da Cidade. O projeto é uma iniciativa da ACAM, IVG, W Koerich Imóveis com apoio de parceiros com a proposta de revitalização da comunidade do Mocotó. Através da pintura das casas, limpeza dos terrenos, melhorias em acessibilidade e intervenções artísticas, a iniciativa tem levado mais cor, alegria e qualidade de vida para os moradores.

A pintura dos painéis tem curadoria do artista plástico e grafiteiro Rodrigo Rizo, um dos expoentes da arte urbana catarinense. Sobre a ação ele coloca: “é uma satisfação enorme poder levar esse projeto novamente a comunidade do Mocotó que foi muito receptiva e colaborou intensamente para o sucesso da primeira edição. Convidei alguns artistas que participaram da primeira edição e também novos artistas para apresentar uma diversidade de estilos e técnicas, e para manter a pluralidade do diálogo com a cultura da comunidade. Enfim, convido a todos para prestigiarem essa ação linda que é o Mocotó Cor!”.

Segundo o padre Vilson Groh, as mudanças já estão ocorrendo no Morro do Mocotó, muito fruto do projeto. “Depois da intervenção positiva com o projeto Mocotó Cor, é possível reconhecer melhorias na comunidade. As crianças e jovens participam das ações e isso reflete no reconhecimento e cuidado com as benfeitorias.  Isso é um ganho para toda a sociedade. Vamos continuar trabalhando por elas”, afirmou. Comentou ainda que esse processo de construção de uma nova realidade depende da ligação entre todos os pontos da sociedade: o poder público, os empresários, as organizações sociais e a própria comunidade. “O projeto significa o primeiro passo de uma série de ações que a gente está desenvolvendo em termos de recuperar esses espaços. O segundo movimento é construir processos de políticas públicas com saneamento e outras necessidades da comunidade do morro”.

Lista de artistas convidados:

- Rodrigo Rizo

- Anderson ‘Nova’

- Cristiano ‘Ldrão’

- Daniel ‘Ignoreporfavor’

- João ‘Vejam’

- Marcelo Barnero

- Martin “Tchais”

- Monique ‘Gugie’

- Rafael Fernandes

- Ricardo ‘Herok’

- Thiago ‘Valdi’

- Wagner ‘Wagz’

Serviço:

O que: Mocotó Cor – Revitalização da Galeria de Arte Urbana do Morro do Mocotó

Onde: Entrada do Morro do Mocotó

Quando: dias 22 e 23 a partir das 9h

Categoria: Geral

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito praias do Norte

Circuito praias do Norte

As praias do Norte da Ilha são as que apresentam as melhores condições de infra-estr...

mais roteiros