Veja as últimas notícias de florianópolis


Guarda Municipal de São José terá novas viaturas

Deolhonailha: 11/09/2017 - Postado por: Redação

Novas viaturas devem começar a circular ainda em setembro
Foto: Jeferson Regis - Secom/PMSJ

A Guarda Municipal de São José está completando 13 anos de atuação. A corporação aguarda oito novas viaturas e se prepara para ser a primeira Guarda Municipal de Santa Catarina a abolir o uso de papeis durante o serviço. Para isso, aposta na tecnologia mobile.

As novas viaturas estão sendo preparadas, com serviço de plotagem, e devem começar a circular pelas ruas de São José ainda neste mês. Dos oito veículos, sete serão utilizados no serviço operacional e uma ficará à disposição da Corregedoria. Segundo o comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza, com as novas viaturas, a Guarda praticamente irá dobrar sua frota, que hoje conta com 11 carros. "Esses são os primeiros veículos da Guarda adquiridos com recursos próprios, através de convênios de trânsito. As outras viaturas todas vieram de convênios com o Governo Federal", explica o comandante.

Para ele, essa aquisição fará a diferença para o trabalho operacional, porque hoje os veículos mais novos da GM são de 2012, o que para uma viatura corresponde a bastante tempo de uso. Os novos veículos são equipados para o trabalho da Guarda e contam com um kit de tecnologia já instalado, além do kit mobile, com impressoras térmicas conectadas via Bluetooth para impressão de documentos e formulários obrigatórios durante a ocorrência.

A tecnologia dará suporte ao GM mobile, novo sistema para o atendimento de ocorrências que auxilia nas consultas de ruas, placas de veículos e indivíduos. O serviço é efetuado por meio de tablets e smartphones. O objetivo do GM Mobile é acabar com o consumo de papéis utilizados nas ocorrências, assim como diminuir o tempo de atendimento dedicado aos envolvidos em acidentes sem vítimas.

Hoje um BO leva em torno de uma hora para ser finalizado, devido ao número de formulários que devem ser preenchidos. Com o novo equipamento, o atendimento ocorre em apenas 15 minutos. Os guardas já passaram por treinamento para atuar com a nova tecnologia.

Além da modernização no sistema de atendimento às ocorrências, a GMSJ está disponibilizando os Boletins para impressão após cinco dias depois de registrado. Os Boletins de Ocorrência de Acidente de Trânsito sem vítimas (BOAT) podem ser acessados pelo usuário pela internet.

Outro treinamento que a Guarda Municipal está realizando com os agentes é o de atendimento às vitimas em acidentes. Já que a GMSJ geralmente é a primeira a chegar ao local dos acidentes por estar realizando rondas 24 horas por dia. Os guardas aprimoraram as técnicas de primeiros socorros para prestar um atendimento de qualidade à população.

A capacitação envolveu os agentes divididos entre três turmas, que aprenderam como realizar o atendimento as vítimas com uma enfermeira do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) através de simulações.

Uma vez ao mês, os agentes têm a oportunidade de realizar cursos de capacitação, para melhorar o atendimento ao município. Além do atendimento às vitimas, os guardas já tiveram a oportunidade de aprimorar as técnicas de abordagem, imobilização e uso de algemas. Os cursos escolhidos são demandas dos próprios agentes que através de questionários podem expor opiniões e solicitar os assuntos que serão abordados por profissionais qualificados, permitindo a troca de experiências por meio de parcerias.

História

A Guarda Municipal de São José foi criada a partir da lei municipal Nº 4.144, de 19 de abril de 2004, na qual estabelecia que o órgão seria parte da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito. Mas, a primeira turma de guardas municipais foi nomeada no dia 27 de agosto de 2004. Após 13 anos de fundação, a GMSJ possui 113 agentes de quatro turmas de três concursos para agentes nos últimos anos.

Os guardas realizam ronda patrimonial, fiscalização do trânsito, ronda escolar, além de auxiliar na vigilância dos bens públicos municipais. Desde maio de 2016, os agentes possuem armas de fogo e das identidades funcionais (documento que comprova o porte de arma). O processo de porte de armas foi realizado a partir da capacitação de armamento e tiro, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 100 horas/aula e exame psicotécnico.

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José. 

Categoria: Grande Florianópolis

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito praias do Norte

Circuito praias do Norte

As praias do Norte da Ilha são as que apresentam as melhores condições de infra-estr...

mais roteiros