Veja as últimas notícias de florianópolis


Museu Histórico de SC abre duas novas exposições para homenagear o poeta Cruz e Sousa

Deolhonailha: 13/11/2017 - Postado por: Redação

Museu fica no Centro de Floripa
Foto: Márcio Henrique Martins/FCC

Duas novas exposições, sendo uma intervenção ao ar livre, reforçam a partir da terça-feira, 14, as comemorações dos 156 anos do nascimento do poeta Cruz e Sousa no Museu Histórico de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis. A mostra “Dizer e Ver Cruz e Sousa” e a intervenção “Abalo” são ações coletivas que reunirão mais de 40 artistas com visitação até março de 2018. A abertura será às 19h, com entrada gratuita.

Os dois projetos se somam à a exposição “Lendo e Relendo Cruz e Sousa”que abriu no final de outubro e também é alusiva ao aniversário do poeta simbolista, cujo nome batiza o palácio que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. “Dizer e Ver Cruz e Sousa” é uma coletiva que reúne obras de 29 artistas, como Cássia Aresta, Carlos Asp, Raquel Stolf, Diego de Los Santos, Sandra Alves, Rubens Oestroem, Silvana Leal, Pedro Driin, e que dialogam com aspectos da vida e obra do simbolista. A curadoria é das professoras do Centro de Artes (Ceart) da Udesc Rosângela Cherem e Juliana Crispe.

Tijolos poéticos

Já “Abalo” foi idealizada como uma intervenção artística que tomará os jardins do palácio. Tendo à frente 16 artistas, entre elas Andreza Guerner, Rosana Bortolin, Marta Martins e Anete George, a mostra consiste em duas instalações: uma com troncos de madeira e outra com tijolos. Na primeira, os troncos exibirão colagens e trechos de poemas do simbolista para construir uma espécie de “paisagem humana do Brasil”. A segunda terá como matéria-prima 300 tijolos de cerâmicas que trarão impressos palavras extraídas dos poemas “Livre!”, “Litania dos Pobres”, “Tortura Eterna” e “Invulnerável”. Cada tijolo representará uma palavra e eles serão colocados nos jardins do palácio para que sejam manipulados pelo público, formando novos versos.

Cisne Negro

Grande poeta, João da Cruz e Sousa foi um dos precursores do Simbolismo no Brasil. Recebeu a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro. Nasceu em Nossa senhora do Desterro (24 de novembro de 1861) e faleceu em Minas Gerais  (19 de março de 1898). Hoje, empresta seu nome ao Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa, onde também estão depositados seus restos mortais. 

O Museu Histórico de Santa Catarina está localizado na Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis. Está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; também aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Mais informações pelo telefone (48) 3665-6363.

Serviço

Comemoração dos 156 anos do Poeta Cruz e Sousa – Museu Histórico de Santa Catarina

Exposição “Lendo e Relendo Cruz e Sousa”

Período de visitação: de 31/10 a 28/01/2018

Local: salas 4 e 5 - térreo

Entrada: gratuita

Artistas: Luciane Kroll e Rafael Martins

Exposição “Dizer e Ver Cruz e Sousa”

Abertura: dia 14 de novembro, às 19h

Período de visitação: de 14/11 a 4/03/2018

Local: Sala Martinho de Haro

Entrada: gratuita

Artistas: Adriana Maria dos Santos, Albertina Prates, Carlos Asp, Carlos Roberto de Oliveira (Bebeto), Cássia Aresta, Diego de los Campos, Danísio Silva, Fernando Albalustro, Franzoi, Gelsyr Ruiz, Ilca Barcelos, Jandira Lorenz, Julia Iguti, Lorival (Loro), Nelson Teixeira, Patrícia Amante, Pedro Driin, Raquel Stolf, Rosana Bertolin, Silvana Leal, Susana Bianchini, Yara Guasque, Clara Fernandes, Sérgio Adriano, Cassio, Sandra Alves, Itamara Ribeiro, Sérgio Canfield e Rubens Oestroem.

“Abalao – Intervenção Artística nos Jardins do Palácio Crua e Sousa”

Abertura: dia 14 de novembro, às 19h

Período de visitação: de 14/11 a 4/03/2018

Local: jardins do Palácio Cruz e Sousa

Artistas: Allan Cardoso, Anete George, Andreza Guerner, Cyntia Werner, Duda Desroiers, Fabio Luis, Flavia Rossinky, Marta Martins, Paula Souza Campos, Rosana Bortolin, Sandra Alves, Sandra Fávero e Silvana Macêdo.

Categoria: Variedades

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Centro a pé

Centro a pé

Desfrute as belezas do coração de Florianópolis

mais roteiros