Veja as últimas notícias de florianópolis


Orquestra de Cordas da Ilha fará apresentação gratuita nesta sexta-feira em Florianópolis

Deolhonailha: 19/05/2017 - Postado por: Redação


Foto: Divulgação

A Lagoa da Conceição  será o palco para a apresentação  da Orquestra de Cordas da Ilha,  com formação de quinteto e solistas , nesta sexta-feia, 9, às  20h,  na Igreja Na.Sa. Imaculada Conceição. A entrada é gratuita. 

O Concerto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura com o patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Com apoio da Fundação Catarinense de Cultura.

A apresentação terá como solista o argentino Marcos Pablo Dalmacio , Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de musicologia, compositor e  multi-instrumentista que  combina virtuosismo, profundidade e sensibilidade em suas interpretações em diversos  instrumentos: violão, violino, viola e à interpretação de música antiga com instrumentos de época.

Com apresentações por toda Santa Catarina, a Orquestra de Cordas da Ilha vem atuando desde 2005 por meio de projetos  que têm como objetivo contribuir com a educação musical incentivando o estudo da música erudita e a formação de novas plateias. Nos concertos se abordam a riqueza da música orquestral e a importância dos instrumentos eruditos neste universo, contando com solistas convidados e propiciando, também, a atuação solo de seus próprios integrantes. Nas apresentações encontram-se obras de grandes compositores da música mundial. Além da música, o público toma conhecimento de informações sobre a vida e a obra dos compositores e suas contribuições para a história da música.

No programa do concerto  a  Orquestra de Cordas da Ilha apresentará  música do barroco italiano e música latino americana, com  importantes obras de compositores brasileiros: Alexandre Levy e Sant'Anna Gomes,  do argentino Carlos Guastavino e dos italianos Tomaso Albinone e Pietro Locatelli.

A abertura do programa  serão interpretadas do barroco italiano a obra Sinfonia em Sol menor de Tomaso Albinone(1671-1751) em três movimentos e a solista Talita Limas apresentará  o  lindo  Concerto em  Dó menor para violino solo de Pietro Locatelli (1695-1764) 

As composições brasileiras serão  Andante para Cordas de Alexandre Levy (1864-1892), seguida pela  composição Saudade de Sant'Anna Gomes (1834-1908) , belíssima obra com arranjo para cordas de seu irmão, nada menos que, "Carlos Gomes".

O programa será finalizado com o solista  Marcos Pablo Dalmacio ao violão interpretando a  obra de grande lirismo Jeromita Linares, baseada em ritmos folclóricos argentinos do compositor  Carlos Guastavino ( 1912-2000).

Serviço:

O quê:  Orquestra de Cordas da Ilha

Quando:19/05/2017 , às 20h

Onde: Igreja Na.Sa. Imaculada Conceição -  R. Francisca Luiza Vieira, 26  – Lagoa da  Conceição Florianópolis

Quanto: Entrada Franca 

 Orquestradecordasdailha@hotmail.com

Categoria: Variedades

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito das fortalezas

Circuito das fortalezas

Florianópolis tem cinco fortalezas, das quais quatro estão abertas à visitação.

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais