Veja as últimas notícias de florianópolis


Outono começa com céu encoberto em Florianópolis

Deolhonailha: 20/03/2017 - Postado por: Redação

Segunda-feira é de tempo fechado em Florianópolis
Foto: Carmelo Cañas/DeOlhoNaIlha

O outono começou nesta segunda-feira, 20, às 7h29, e segue até 21 de junho, quando tem início o inverno. O primeiro dia de outono será de céu parcialmente nublado, com aberturas de sol do Planalto ao Litoral. Pode ocorrer chuva de intensidade fraca e de forma isolada. Nas demais regiões, haverá sol entre nuvens. Em Florianópolis a segunda-feira amanheceu com o céu nublado. 

A temperatura estará em gradativa elevação, mais amena da Serra ao Litoral, e mais alta no Oeste. O vento sopra de Sudeste a Nordeste no Oeste e Meio-Oeste, e de Sudeste nas demais regiões.

O outono deve ser típico no Estado, com chuva e temperatura próxima à média climatológica (o que é esperado para época do ano) devido à condição de neutralidade no Pacífico Equatorial, ou seja sem influência dos fenômenos El Niño e La Niña.

Chuva

Em março, diminui a chuva de verão e as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo as principais causadoras de chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação em março varia entre 120mm e 140mm no Meio-Oeste e Planalto, e de 160mm a 200mm nas outras regiões. Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100mm a 170mm, no Estado.

Temperatura

Em março e abril, chegam as primeiras massas de ar frio com formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. Em maio, massas de ar frio intensas atingem o Sul do Brasil, deixando a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina. Mesmo assim, eventos prolongados de temperatura elevada (acima de 30°C) podem ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos. A amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) marca a estação, ou seja, os dias começam com temperatura mais baixa, que se elevam rapidamente no decorrer do dia, fazendo calor à tarde.

Eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, como temporais com vendavais e chuva forte em curto espaço de tempo. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo e mar. Durante a estação, também é comum a ocorrência de nevoeiros e ciclones extratropicais que causam ventos fortes e ressaca no Litoral de SC.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

Categoria: Geral

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito das fortalezas

Circuito das fortalezas

Florianópolis tem cinco fortalezas, das quais quatro estão abertas à visitação.

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais



Cinemas em Florianópolis - Filmes em destaque de 22 a 29 de março

veja o guia de cinema completo