fique por dentro de floripa

- Saúde - Prefeito Gean Loureiro cumpre promessa de campanha e inaugura a UPA Continente

28.02.2019

Prefeito Gean Loureiro cumpre promessa de campanha e inaugura a UPA Continente

28.02.2019
Prefeito Gean Loureiro cumpre promessa de campanha e inaugura a UPA Continente
Foto: Cristiano Andujar

A UPA Continente foi finalmente inaugurada nesta quinta-feira, 28. “Hoje é um momento muito importante para a cidade. Para mim é um dos dias mais felizes. Estamos realizando um compromisso de campanha, parece mentira, mas a UPA Continente a partir de hoje é uma realidade”, disse o prefeito Gean Loureiro durante o ato de inauguração. 

A unidade de saúde realizará uma média de 5.600 atendimentos médicos por mês. Funcionará 24h com 3 médicos durante o dia e 2 à noite para casos de urgência e emergência. A equipe clínica será composta por 25 médicos, sendo clínicos gerais e cirurgiões, 8 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem, além de farmacêuticos e profissionais da área administrativa. A UPA Continente será gerida por uma Organização Social, a Organização Hospital Psiquiátrica Espírita Mahatma Gandhi.  A Unidade de Pronto Atendimento do Continente será a maior UPA de Florianópolis e está localizada na Rua Gualberto Senna, 275, Jardim Atlântico.

A área total da UPA é de 1.218,63 m2, dividido em 3 áreas: Administrativa, classificação de risco e urgência. São 6 consultórios, sendo 2 para classificação de risco e 4 para atendimento de pacientes; 5 salas, sendo 2 de observação infantil e adulta, 1 para aplicação de medicamentos, 1 para reidratação coletiva e 1 para a chegada das ambulâncias. Além de um quarto individual de curta duração, área de esterilização de materiais.

A UPA também realizará de exame de Raio-X. O aparelho já foi adquirido, mas ainda não tem data para iniciar o atendimento. Enquanto isso os pacientes serão referenciados nos hospitais, conforme a capacidade de atendimento.

OBRA

O prédio da UPA Continente começou a ser construído em 2010 com previsão para ser inaugurado no ano seguinte 2011, mas as obras foram interrompidas e a obra só foi finalizada em 2015. Com a obra pronta, o início dos atendimentos na UPA era para ser iniciado em setembro daquele ano, mas foi adiado para o primeiro semestre de 2016. O que também não ocorreu.

A estrutura física nunca foi utilizada e por ter sido abandonada, precisou passar por uma reforma completa para reparar os danos causados por infiltração e falta de manutenção que comprometeu a parte hidráulica, elétrica e cabeamento lógico. O investimento para recuperar o prédio foi de R$ 2 milhões, recursos próprios da Prefeitura.

No segundo andar do prédio também funciona o CAPS AD, que atende a uma média de 40 pacientes por dia que buscam auxílio psicológico, médico, farmacêutico e de terapias em grupos. A área total da edificação (UPA e CAPs) é de 2.569,07 m2.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Atenção: Santa Catarina registra aumento de casos autóctones de dengue

22.03.2019

Atenção: Santa Catarina registra aumento de casos autóctones de dengue

Programa pioneiro na Grande Florianópolis vai oferecer reabilitação cardiopulmonar gratuita

18.03.2019

Programa pioneiro na Grande Florianópolis vai oferecer reabilitação cardiopulmonar gratuita

Unidade pública de saúde em Floripa oferece sessões de Reiki aos pacientes

14.03.2019

Unidade pública de saúde em Floripa oferece sessões de Reiki aos pacientes

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.