fique por dentro de floripa

- Grande Florianópolis - Prefeitura de São José apresenta projeto para revitalização da orla do Centro Histórico

26.09.2017

Prefeitura de São José apresenta projeto para revitalização da orla do Centro Histórico

26.09.2017
Prefeitura de São José apresenta projeto para revitalização da orla do Centro Histórico
Foto: Prefeitura de São José/ Reprodução

O Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis, já tem projeto para ser revitalizado. A prefeita Adeliana Dal Pont se reuniu na última semana com moradores da região para apresenta-lo. O projeto está em fase de obtenção das licenças ambientais e o custo previsto para a obra é de cerca de R$ 3 milhões. O objetivo da Prefeitura é poder iniciar as obras em meados de 2018.

 “Do mesmo modo como fizemos na Ponta de Baixo, no Lisboa e na Serraria, chamamos a comunidade para mostrar o projeto. Estamos em uma época de poucos recursos, então é importante garantir que este dinheiro será bem gasto em uma obra que atenda às necessidades da população”, assinalou a prefeita.

Segundo Adeliana, o projeto de revitalização foi pensado com o objetivo principal de voltar novamente o Centro Histórico para o mar, propiciando mais áreas de lazer e convívio, além de incentivar o turismo, o transporte marítimo e os esportes náuticos. O trapiche será maior do que o da Ponta de Baixo e terá 3,6 metros de largura, cerca de 80 metros de comprimento e dois flutuantes que serão fixados na lateral da estrutura. Segundo a equipe técnica, essa dimensão já é suficiente de calado para as embarcações.

Projeto apresentado pela prefeitura (imagem: PMSJ/Reprodução)

Também está sendo proposta a construção de uma escadaria de contemplação fazendo a ligação de uma parte da calçada, localizada nos fundos do prédio da Câmara de Vereadores, com o mar. A ideia é ter um local onde as pessoas possam se sentar para ver a paisagem e o mar. Após discutir com a comunidade, a equipe explicou que o ginásio dará lugar a uma nova praça, bicicletário e duas quadras, sendo uma poliesportiva e outra com grama sintética. A praça contará com mobiliário, mesas de xadrez e espaço para piquenique, sendo que a disposição das árvores foi pensada para que, das 12h às 13h, haja sombra sobre as mesas.

O projeto prevê ainda paisagismo, faixas elevadas para pedestres, revitalização das calçadas e do sistema de iluminação, que passará a ter lâmpadas LED. De acordo com o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rodrigo de Andrade, o projeto prevê ainda a construção de uma calçada fazendo a ligação com a Praia da Praça ou Praia do Creta. “Nossa ideia é fazer um projeto como o que exista na Praia da Pinheira, com iluminação em toda a orla”, aponta Rodrigo.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Após estátua do Padroeiro de São José cair com ventania, outra com estrutura mais firme é inaugurada

21.03.2019

Após estátua do Padroeiro de São José cair com ventania, outra com estrutura mais firme é inaugurada

São José celebra 269 anos nesta terça-feira

19.03.2019

São José celebra 269 anos nesta terça-feira

Homem morre após ser agredido pelo próprio filho em São José

18.03.2019

Homem morre após ser agredido pelo próprio filho em São José

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.