Veja as últimas notícias de florianópolis


Prefeitura regulamenta a instalação de parklets em Florianópolis

Deolhonailha: 09/08/2018 - Postado por: Redação

Interessados devem pedir autorização da prefeitura para instalação dos parklets
Foto: PMF / Divulgação

A partir de agora, quem tiver interesse em implantar parklets em Florianópolis já pode. A Prefeitura regulamentou a lei 10.185/2017, do ex-vereador Edmilson Pereira, que estabelece a ampliação da calçada para a instalação e o uso, em espaço público, de bancos, floreiras, mesas, cadeiras e guarda-sóis, conhecidos como parklets, em uma área antes ocupada por veículos. 

Para os interessados na implantação, a Prefeitura elaborou uma cartilha  com todas as informações e o passo a passo do que é necessário. Primeiramente, é importante definir o local e encaminhar para aprovação junto ao poder público municipal. Depois, o interessado deve elaborar o projeto e pedir autorização para a instalação. Autorizado, pode-se iniciar o processo de implantação. Ao abrir para o uso da comunidade, o parklet deve ser mantido sempre em bom estado de conservação tanto quanto à limpeza quanto com o mobiliário pela pessoa que implantou. A cartilha está disponível aqui

O primeiro projeto aprovado e avaliado pela equipe técnica do executivo como modelo foi feito com referência em outros utilizados em São Paulo e será instalado pelo empresário Ivo Pires, em frente ao Noma Sushi, na Rua Rafael Bandeira, no Centro. Os outros dois nas ruas Alves de Brito e Luiz Delfino vão ter que ser readequados.

Para o superintendente de Serviços Públicos, João da Luz, locais assim criam uma oportunidade de humanização e dinamizam o espaço público por toda a cidade. “Além de garantir a segurança no entorno, essas áreas proporcionam encontros, interação entre as pessoas e servem como convivência em locais onde há poucas praças e parques”, completa.

Apesar de na maioria das vezes serem instalados em frente ao comércio, os parklets são totalmente acessíveis ao público. “Inclusive, é vedada, em qualquer hipótese, a utilização exclusiva pelo empresário e a venda de produtos e serviços neste espaço”, acrescenta João da Luz.

 

Categoria: Geral

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria









Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito praias do Norte

Circuito praias do Norte

As praias do Norte da Ilha são as que apresentam as melhores condições de infra-estr...

mais roteiros