Veja as últimas notícias de florianópolis


Projeto Sexta Cultural leva samba de raiz para Escadaria do Rosário na noite de hoje

Evento é gratuito

Deolhonailha: 14/07/2017 - Postado por: Redação

Projeto tem como objetivo promover a ocupação cultural da Escadaria do Rosário
Foto: Dieve Oheme/ Arquivo

A escadaria do Rosário passa a receber rodas de samba de raiz, semanalmente, conduzidas pela velha guarda musical da Escola de Samba Dascuia. A iniciativa, que contempla também a realização de uma feira de artesanato no mesmo local, tem como objetivo promover a ocupação cultural do espaço que tradicionalmente é ligado à ancestralidade africana. A primeira edição do projeto Sexta Cultural será nesta sexta-feira, 14, das 18h30 às 21h, com apresentação de cantores e instrumentistas da agremiação verde e rosa, além de participação especial do músico André Calibrina. O evento é gratuto.

         Coordenado pelo Instituto Wilma Garcia, o projeto conta com apoio da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A proposta é integrar a escadaria ao circuito musical que já existe no Centro Histórico da cidade, às sextas-feiras, estimulando a formação de um corredor cultural diversificado e acessível a diferentes públicos.

         Caçula entre as escolas de samba do grupo especial do carnaval de Florianópolis, a Dascuia surgiu em 2011, a partir do bloco organizado na comunidade do morro do Céu, na região do Maciço do Morro da Cruz. A velha guarda foi formada em 2015, contando atualmente com 35 integrantes, dos quais 20 atuam na ala musical. O grupo divulga o samba de raiz e a própria história da agremiação.

Cultura Negra

         Além das apresentações de samba, a escadaria do Rosário também está abrigando a Feira Afro-Artesanal de Florianópolis, que acontece todas as terças-feiras, das 10 às 17 horas. Semanalmente, o espaço recebe barracas padronizadas onde são comercializados produtos decorativos, utilitários e gastronômicos associados à temática afro-brasileira.

As duas iniciativas visam à ocupação territorial do local que dá acesso à Igreja da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, proporcionando maior visibilidade aos saberes e fazeres da população negra. O projeto também busca o reconhecimento da contribuição desse segmento ao desenvolvimento econômico, cultural e social da capital catarinense. Pretende também fortalecer e valorizar a cultura de matriz africana, a exemplo do que já ocorre em relação à matriz europeia, com destaque para a cultura açoriana, bastante difundida em Florianópolis.

Serviço:

O quê: Sexta Cultural (Roda de samba com velha guarda do G.R.E.S Dascuia)

Quando: sexta-feira (14), das 18h30 às 21 horas

Onde: escadaria do Rosário - Centro

Quanto: gratuito

Categoria: Variedades

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

Sábado no Mercado Público

Sábado no Mercado Público

Reunir gente interessada para algo mais que comprar e vender.

mais roteiros