Veja as últimas notícias de florianópolis


Provas do Vestibular 2019 da UFSC começam no próximo sábado; saiba detalhes

Deolhonailha: 03/12/2018 - Postado por: Redação

O Vestibular UFSC 2019 será realizado de 8 a 10 de dezembro
Foto: Marli Moreira/Agência Brasil

O Vestibular UFSC 2019 será realizado de 8 a 10 de dezembro (sábado a segunda-feira), com início das provas às 14h. Das 13h, quando abrem os portões, até as 13h45, os vestibulandos podem ter acesso ao local de realização das provas. Ao entrar, o candidato deve se dirigir imediatamente à sala (grupo) na qual irá realizar a prova. Quem chegar após as 13h45 não poderá entrar.

Para ter acesso à sala, o vestibulando deve apresentar o documento de identidade, informado no requerimento de inscrição e a confirmação de inscrição definitiva. O candidato que não apresentar o documento original da Identidade por motivo de perda, roubo ou extravio deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido por autoridade policial competente, expedido há, no máximo, 90 dias; neste caso, o candidato será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, assinatura e impressão digital em formulário próprio.

A identificação especial também será exigida quando a Identidade apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador, ou outras situações que não permitam a identificação do candidato.

Duração das provas

O tempo máximo de duração das provas do Vestibular UFSC 2019 é de quatro horas e o candidato só poderá se retirar definitivamente do grupo/sala de realização das provas a partir das 16h30. Não poderão permanecer no grupo/sala de realização das provas menos de três candidatos. Os três últimos candidatos deverão assinar a ata, na qual constará o horário da saída deles.

Saiba a ordem das provas do Vestibular UFSC 2019

A Prova 1 do Vestibular UFSC 2019 será realizada no dia 8 de dezembro e aborda questões sobre a Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – 12 questões de proposições múltiplas); Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (oito questões de proposições múltiplas); Matemática (dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas); e Biologia (dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Na Prova 2, em 9 de dezembro, os conteúdos correspondem a Ciências Humanas e Sociais (20 questões de proposições múltiplas distribuídas em : sete questões de História, sete questões de Geografia, duas questões de Filosofia, duas questões de Sociologia e duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), Física (dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas) e Química (dez questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

A Prova 3, do dia 10 de dezembro, é composta da Redação e de quatro questões discursivas.

O que levar e o que não levar para as provas do Vestibular UFSC 2019

O que levar?

Os candidatos do Vestibular UFSC 2019 precisam de caneta esferográfica preta (preferencialmente) ou azul para o preenchimento do cartão-resposta e das folhas oficiais de redação e de resposta das questões discursivas.

Lápis, borracha (sem capa) e lapiseira (apenas as fabricadas em material transparente) são opcionais e podem ser utilizados na resolução do rascunho das provas.

Para quem pretende levar lanche, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) recomenda alimentos de fácil manuseio e cuja embalagem não faça barulho.

O que não levar?

É proibido o porte ou uso de material didático-pedagógico, telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, chave eletrônica de veículos, fone de ouvido, armas, acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, turbante e similares), óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais.

A recomendação é que o candidato evite levar para o local de prova os objetos acima ou seus similares. Caso compareça portando esses objetos, eles deverão ser acondicionados em sacos plásticos, identificados e deixados à frente na sala, em local visível, antes do início da prova. Objetos eletrônicos deverão permanecer desligados.

Como responder às questões objetivas do Vestibular UFSC 2019

O Vestibular UFSC 2019 apresenta dois tipos de questões objetivas: com proposições múltiplas (somatório) e abertas.

As questões de proposições múltiplas conterão no máximo sete proposições identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64, das quais pelo menos uma estará correta com relação ao enunciado da questão. A resposta correta será a soma dos números correspondentes às proposições corretas, a qual resultará em um número inteiro, compreendido entre 01 e 99, incluindo esses valores. Caso haja apenas uma proposição correta, a resposta correta será o número correspondente a essa proposição.

As questões abertas terão como resposta um número inteiro, compreendido entre 00 e 99, incluindo esses valores.

Para transcrever as respostas para o cartão-resposta e para as folhas oficiais de redação e de resposta das questões discursivas, o candidato deverá utilizar caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul.

O cartão-resposta deverá ser preenchido dentro do tempo de duração da prova e será o único documento válido para efeito de computação da pontuação do candidato nas questões de proposições múltiplas e/ou abertas. O seu preenchimento será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções especificadas no caderno de provas e no próprio cartão-resposta. Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou por qualquer dano causado pelo candidato. Na resolução das provas (rascunho), o candidato poderá usar lápis, borracha (sem capa) e lapiseira (fabricada em material transparente).

O candidato é responsável pela conferência dos dados constantes do seu cartão-resposta e pela verificação da correspondência entre seu caderno de prova e o cartão-resposta.

Como resolver as questões discursivas e a Redação do Vestibular UFSC 2019

A redação e as respostas das questões discursivas do Vestibular UFSC 2019 deverão ser transcritas, respectivamente, para a folha oficial de redação e para as folhas oficiais de resposta das questões discursivas, dentro do tempo de duração da prova. As folhas oficiais serão os únicos documentos válidos para efeito de correção.

As respostas das questões discursivas deverão ser transcritas nas respectivas folhas oficiais, identificando os itens e respeitando a sua ordem (a, b, c, etc). A resposta de uma questão discursiva transcrita na folha oficial de outra questão discursiva não será avaliada.

Conheça as causas que podem levar à exclusão do Vestibular

Será excluído do concurso Vestibular UFSC 2019 o candidato que, durante a realização das provas

a) efetuar empréstimos ou usar outros meios ilícitos;
b) for surpreendido fornecendo e/ou recebendo auxílio para a resolução da prova;
c) for flagrado utilizando-se de qualquer meio na tentativa de burlar a prova ou for responsável por falsa identificação pessoal;
d) for flagrado usando ou portando material didático, telefone celular, tablet, pen drive, MP-player, controle remoto, chave eletrônica de veículos, calculadora, fone de ouvido, relógio (qualquer tipo) ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, independentemente de eles estarem ligados ou desligados;
e) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
f) afastar-se da sala, durante a realização da prova, sem o acompanhamento de fiscal;
g) retirar-se definitivamente do grupo/sala de realização das provas antes das 16h30;
h) recusar-se a entregar ao fiscal do grupo/sala todo o material da prova ao término do tempo destinado para a sua realização;
i) não devolver ao fiscal do grupo/sala o cartão-resposta, o caderno de prova, a folha oficial de redação ou as folhas oficiais de resposta das questões discursivas;
j) recusar-se a participar de procedimentos como a utilização de detectores de metais ou outros equipamentos eletrônicos, a identificação datiloscópica dos candidatos, ou a realização de vistoria rigorosa. É de inteira responsabilidade do candidato qualquer transtorno por ele ocasionado nesses procedimentos.

Proibição de instalação de tendas

A Administração Central da UFSC comunica que, durante o Vestibular não será permitida a instalação de barracas e/ou outras estruturas por colégios, cursos pré-vestibulares e afins, em nenhum dos locais de aplicação de provas.

Mais informações:

coperve.ufsc.br

vestibular2019.ufsc.br

AS INFORMAÇÕES SÃO DA AGECOM/UFSC

Categoria: Educação

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria









Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Circuito das fortalezas

Circuito das fortalezas

Florianópolis tem cinco fortalezas, das quais quatro estão abertas à visitação.

mais roteiros