Veja as últimas notícias de florianópolis


Regata Volta à Ilha completa 50 edições neste sábado

Competição encerra o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina em 2018

Deolhonailha: 06/12/2018 - Postado por: Redação

Largada ocorrerá às 10h
Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action
Encerrando o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina, acontece neste sábado, 8 a Regata Volta à Ilha, com largada na Sede Central, às 10h. Principal competição de vela oceânica do estado, a edição deste ano marca uma data especial na história do evento, já que essa será a 50ª vez que a regata, realizada desde 1969 pelo Veleiros da Ilha, acontece.

Com percurso de 75 milhas náuticas, aproximadamente 120 quilômetros, a Regata Volta à Ilha conta com disputas emocionantes todos os anos. Com largada em direção ao Sul da Ilha a regata termina nas proximidades do Forte de Sant´Ana, próximo à Ponte Hercílio Luz, com as tripulações sendo recebidas pelo público que acompanha a chegada na Avenida Beira-mar Norte. A Volta à Ilha é aberta às classes, ORC, IRC, C30, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos e vale ainda como última etapa da Copa Veleiros de Oceano.

O recorde da competição pertence ao Mano Champ´s, com a marca de 8h43m01s, estabelecida em 2011. Assim como em todos os anos, a expectativa é que algum barco consiga superar a marca que já dura sete edições. Antes do Mano Champ´s quebrar a barreira das nove horas, o recorde pertencia ao Catuana Kim,  que em 2005 estabeleceu 9h13. Atual Fita Azul, o Itajaí Sailing Team marcou 9h21 no ano passado, terceiro melhor tempo da história.

Em 2014 e 2015 a vitória ficou com o Katana, enquanto em 2016 deu Zeus Team, ambos da Classe C30. Com tantas embarcações de alto nível fica difícil prever um favorito para a edição de 2018.

18ª Regata Ilha do Largo

Paralelo à Regata Volta à Ilha de Santa Catarina ocorre a 18ª Regata Ilha do Largo, destinada aos barcos de menor porte, como HPE-25, Bico de Proa B e Carmelitas e tem largada no mesmo local e horário, mas com um percurso mais curto. Os veleiros contornam a Ilha do Largo, próximo ao Ribeirão da Ilha, sentido norte, passando entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Depois, um contorno será feito na Ilha de Ratones Pequeno, próximo a Ponta de Sambaqui, encerrando a regata em frente ao Forte de Sant´Ana.

Café da manhã:

A partir das 7h30 deste sábado, será oferecido um café da manhã para os velejadores, assim como a Tradicional Canja de Galinha, entre as 20h de sábado e 8h de domingo.

É importante também ressaltar o convite aos associados para que aguardem a chegada do Fita Azul na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, bem como a entrega do Troféu Transitório Professor Martins. A premiação da Regata Volta a Ilha acontece na quarta-feira, 12, a partir das 20h, no salão social do ICSC.

A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.

Categoria: Esportes

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria









Últimas notícias

ver todas

Roteiros

Sábado no Mercado Público

Sábado no Mercado Público

Reunir gente interessada para algo mais que comprar e vender.

mais roteiros