Veja as últimas notícias de florianópolis


Vereadores aprovam projeto que transforma Comcap em autarquia

Decisão causou indignação nos manifestantes que protestavam do lado de fora da Câmara

Deolhonailha: 13/07/2017 - Postado por: Redação

Servidores da Comcap ficaram no entorno da Câmara pedindo a revogação da decisão
Foto: Carmelo Cañas/ DeOlhoNaIlha

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 13,os vereadores aprovaram, por 14 votos a dois, o Projeto de Lei Complementar 1658/2017 que transforma a Comcap em autarquia. Os vereadores não quiseram debater a matéria. Os pareceres das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Trabalho e de Finanças e Orçamento foram apresentados e, em seguida, pouco depois das 10h, foi realizada a votação em plenário.

A aprovação do projeto causou indignação dos servidores da Comcap que estavam reunidos do lado de fora da Câmara. Eles colocaram lixo na saída da garagem, impedindo a saída dos vereadores do prédio. Muitos soldados da Polícia Militar de Santa Catarina e agentes da Guarda Municipal ainda estão no local para tentar evitar invasões e maiores conflitos.

Manifestantes encheram de lixo na saída da garagem da Câmara  (foto: Carmelo Cañas)

Os vereadores de oposição Afrânio Boppré e Marquito, do PSOL, Lino Peres (PT), Lela (PDT) e Pedrão (PP) não compareceram à sessão, assim como o vereador Erádio Manoel Gonçalves (PSD). O vereador Marcelo da Intendência (PP) chegou a registrar presença, mas deixou o plenário antes da votação do projeto, alegando desconhecer os pareceres das comissões permanentes.

Os vereadores Rafael Daux (PMDB) e Bruno Souza (PSB) votaram contra a matéria. Já o oposicionista Renato da Farmácia (PSOL) votou a favor do projeto.

Os vereadores entraram no prédio da Câmara, com escolta, por volta de 6h, sem que os manifestantes percebessem, e se dirigiram diretamente ao plenário. Tropas da Polícia Militar e do Bope já estavam posicionados nas redondezas da Câmara, assim como a Guarda Municipal, que fez a segurança interna e isolou os manifestantes que permaneceram nos últimos andares do prédio durante a noite.

Somente após as 7 horas é que os trabalhadores da Comcap começaram a se aglomerar em frente à Câmara, mas em menor número que os outros dias. Com o encerramento da sessão houve um princípio de tumulto em frente ao prédio, logo contido pela segurança.

Após a aprovação do projeto e o encerramento da sessão, a Guarda Municipal iniciou uma negociação com os manifestantes instalados nos últimos andares da Casa para que deixem o local. Eles começaram a sair do prédio às 11h20min.

Com informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal.

Categoria: Política

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

 Centro a pé

Centro a pé

Desfrute as belezas do coração de Florianópolis

mais roteiros