Veja as últimas notícias de florianópolis


Vereadores aprovam projeto que transforma Comcap em autarquia

Decisão causou indignação nos manifestantes que protestavam do lado de fora da Câmara

Deolhonailha: 13/07/2017 - Postado por: Redação

Servidores da Comcap ficaram no entorno da Câmara pedindo a revogação da decisão
Foto: Carmelo Cañas/ DeOlhoNaIlha

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 13,os vereadores aprovaram, por 14 votos a dois, o Projeto de Lei Complementar 1658/2017 que transforma a Comcap em autarquia. Os vereadores não quiseram debater a matéria. Os pareceres das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Trabalho e de Finanças e Orçamento foram apresentados e, em seguida, pouco depois das 10h, foi realizada a votação em plenário.

A aprovação do projeto causou indignação dos servidores da Comcap que estavam reunidos do lado de fora da Câmara. Eles colocaram lixo na saída da garagem, impedindo a saída dos vereadores do prédio. Muitos soldados da Polícia Militar de Santa Catarina e agentes da Guarda Municipal ainda estão no local para tentar evitar invasões e maiores conflitos.

Manifestantes encheram de lixo na saída da garagem da Câmara  (foto: Carmelo Cañas)

Os vereadores de oposição Afrânio Boppré e Marquito, do PSOL, Lino Peres (PT), Lela (PDT) e Pedrão (PP) não compareceram à sessão, assim como o vereador Erádio Manoel Gonçalves (PSD). O vereador Marcelo da Intendência (PP) chegou a registrar presença, mas deixou o plenário antes da votação do projeto, alegando desconhecer os pareceres das comissões permanentes.

Os vereadores Rafael Daux (PMDB) e Bruno Souza (PSB) votaram contra a matéria. Já o oposicionista Renato da Farmácia (PSOL) votou a favor do projeto.

Os vereadores entraram no prédio da Câmara, com escolta, por volta de 6h, sem que os manifestantes percebessem, e se dirigiram diretamente ao plenário. Tropas da Polícia Militar e do Bope já estavam posicionados nas redondezas da Câmara, assim como a Guarda Municipal, que fez a segurança interna e isolou os manifestantes que permaneceram nos últimos andares do prédio durante a noite.

Somente após as 7 horas é que os trabalhadores da Comcap começaram a se aglomerar em frente à Câmara, mas em menor número que os outros dias. Com o encerramento da sessão houve um princípio de tumulto em frente ao prédio, logo contido pela segurança.

Após a aprovação do projeto e o encerramento da sessão, a Guarda Municipal iniciou uma negociação com os manifestantes instalados nos últimos andares da Casa para que deixem o local. Eles começaram a sair do prédio às 11h20min.

Com informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal.

Categoria: Política

Sobre Redação

Redação

DeOlhoNaIlha

O Deolhonailha publica Notícias de Florianópolis e grande Florianópolis diariamente sobre os mais variados temas e assuntos, sempre com foco em Florianópolis. Todo material é proveniente de fontes qualificadas e confiáveis e editado na redação do portal, que também produz reportagens especiais sobre assuntos interessantes que não têm destaque na mídia tradicional.

Comente!

Filtrar categoria







Últimas notícias

ver todas

Roteiros

Sábado no Mercado Público

Sábado no Mercado Público

Reunir gente interessada para algo mais que comprar e vender.

mais roteiros