Veja as últimas notícias de florianópolis


42 praias? Não, 100 praias

Florianópolis tem 100 praias belíssimas, para todos os gostos

Postado por: Redação

Anterior Próximo

Florianópolis tem 100 praias belíssimas, para todos os gostos. Considerava-se que Florianópolis tinha 42 praias, sendo este durante décadas um dos slogans do município. Por encomenda do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), realizou-se, pela primeira vez, um levantamento completo sobre as praias da capital catarinense. Foram mapeadas mais de 100 praias. Como o objetivo do trabalho era toponímico, para cumprir lei municipal que determina a sinalização de todas as praias, ficaram de fora mais de uma dezena que, de tão desconhecidas, nem possuíam denominação.

As 100 praias catalogadas são reconhecidas como tais pela população local, tendo, em alguns casos, mais de um nome. Algumas ainda são pouco conhecidas dos turistas. Na Ilha de Santa Catarina existe uma grande laguna: Lagoa da Conceição e uma grande lagoa: Lagoa do Peri. Outra porção da cidade está localizada no continente, onde encontram-se bairros importantes como Estreito, Coqueiros, Bom Abrigo, Itaguaçu, Abraão, Capoeiras e Balneário, entre outros.

As praias estão listadas começando pela primeira Praia da Baía Sul, Praia de Rita Maria, no Centro da cidade, seguindo o contorno da ilha no sentido anti-horário. Assim, temos em seguida as Praias do Sul, do Leste, do Norte e da Baía Sul. Em seguida estão as Praias Lacustres, das Lagoas da Conceição e do Peri e, por fim, as Praias do Continente.

Praias da Baía Sul - Da Praia de Rita Maria até a Praia do Defunto são 31 praias, nem todas apropriadas para banho. Quanto mais ao sul, mais isoladas.

Praias do Sul - São 10 praias, da Praia de Naufragados até a de Morro das Pedras. A maioria é pouco visitada, com comunidades nativas praticamente alheias ao mundo exterior.

Praias do Leste - Praia da Joaquina e Praia Mole são as praias mais famosas da costa leste, entre a Praia do Campeche e a Ponta das Aranhas. São praias de mar bravo, ondas grandes e areias brancas, boas para a prática do surf.

Praias do Norte - Compreende as praias entre a Ponta das Aranhas e a Praia do Pontal, totalizando 13 praias. Esta região recebe a população equivalente à de Florianópolis durante a temporada de verão.

Praias da Baía Norte - São ao todo 18 praias, numa faixa onde ficam os povoamentos típicos açorianos, como Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

Praias das Lagoas - Na Lagoa da Conceição são localizadas 7 praias, todas com águas calmas, salgadas, esverdeadas e tranparentes, com pouca profundidade. Na Lagoa do Peri, maior reservatório de água doce da Ilha, fica sua única praia, de águas rasas e cristalinas.

Praias do Continente - Nas praias da área continental em geral o mar é mais escuro e as areias mais grossas que as praias insulares. São todas praias de mar calmo, boas para passeios de caiaque.

Comente!

Filtrar atrativos








Roteiros

Sábado no Mercado Público

Sábado no Mercado Público

Reunir gente interessada para algo mais que comprar e vender.

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais