Veja as últimas notícias de florianópolis


Cultura e Tradição

Conheça a cultura e a tradição em Florianópolis

Postado por: Redação

A cultura e a tradição em Florianópolis têm como pontos fortes:

Renda de Bilro - É a maior expressão do artesanato local. Na Lagoa da Conceição, na Avenida das Rendeiras, pode-se curtir estas artesãs trabalhando.

Farra do Boi - É inegavelmente um tradicional evento folclórico popular do litoral catarinense, também presente no interior de Florianópolis. Promovida sempre na Semana Santa, a Farra consiste na compra de um boi arisco e de preferência bravo pelos membros da comunidade, que se cotizam para adquirir o animal. O boi é solto nas pequenas vilas e é perseguido pelos "farristas". Em muitos casos o boi é transformado num churrasco para a comunidade. Nos últimos anos a Farra do Boi virou assunto nacional e provocou a indignação de grupos ecologistas. Na minha infância eu participei de diversas Farras do Boi e nunca vi quaisquer torturas ou maus tratos ao animal.

Festa do Divino - De aspectos religiosos, mas antes de tudo um acontecimento popular, a festa culmina com uma procissão que desemboca na casa do Imperador. As pessoas desfilam com roupas requintas representando reis, rainhas e príncipes.

Terno dos Reis - Os participantes andam de casa em casa com violinos, rebecas, violas entoando canções, cantando o chamado "Terno de Reis". Os visitantes recebem em troca dos donos da casas pelas cantorias, comida, bebida e ajuda para a festa. Realiza-se nas comemorações de final do ano.

Boi de Mamão - É o mais conhecido evento folclórico de Florianópolis. É um misto de dança e demonstração de perícia dos praticantes, similar ao "Bumba-meu-Boi" encontrado no nordeste brasileiro. Os participantes se fantasiam de bonecos como a bernúnçia (que engole pessoas), a Maricota (boneca gigante), os vaqueiros (que montados em cavalos de pau, laçam o boi.

Lobisomens - Uma forte componente da tradição açoriana é o culto ao fantástico. As histórias de bruxas, feiticeiras, lobisomem são de arrepiar. Era costume, após lavar os pés na banheira com água quente antes de dormir, ouvir da minha vó histórias fantástica, as quais ela dizia serem reais.

Veja mais Patrimônio Cultural

ver mais atrativos

Comente!

Filtrar atrativos








Roteiros

 Centro a pé

Centro a pé

Desfrute as belezas do coração de Florianópolis

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais