Veja as últimas notícias de florianópolis


Fortes e Fortalezas

Postado por: Redação

O sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina foi construído quase integralmente durante o século XVIII, com o objetivo de consolidar o domínio português nessa região, que se configurava como ponto estratégico fundamental para navegação e ocupação do sul do continente americano.

As construções mais significativas desse sistema são as fortalezas de Anhatomirim, Ponta Grossa e Ratones, que formavam o triângulo defensivo da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina e a Fortaleza de Araçatuba, na Barra Sul. Posteriormente foram construídos ainda os fortes de Santana, Santa Bárbara, São João, Lagoa, São Francisco Xavier e São Luiz (estes quatro últimos já desaparecidos), além da Bateria de São Caetano e do Forte de Naufragados (este já no século XX). Além das fortalezas da Barra Norte, os fortes de Santana e Santa Bárbara estão restaurados e abertos à visitação. Araçatuba, Naufragados e São Caetano permancem como ruínas.

Esse conjunto, Patrimônio Histórico Nacional, permaneceu abandonado e em ruínas ao longo de muitos anos. Atualmente, as fortalezas - gerenciadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - são os principais pontos de atração turístico-cultural da região de Florianópolis, sendo visitadas anualmente por mais de 200 mil pessoas. Conhecê-las significa desfrutar de uma verdadeira viagem no tempo.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Construída entre 1739 e 1744, é a maior de todas. Serviu de prisão e local de fuzilamento de presos políticos contrários ao governo de Floriano Peixoto, durante a Revolução Federalista de 1884. Pode-se chegar a ele, na Ilha de Anhatomirim, nas escunas que saem de trapiches na Beira-Mar Norte e Canasvieiras. Tel.: 48/331-6714.

Forte de São José da Ponta Grossa

O forte, cuja construção foi iniciada em 1740, entre as praias de Jurerê e Pontal, é o mais visitado, pela localização e pela vista que oferece da Baía Norte e do continente.
Tel.: 48/331-6714.

Forte de Santana

O forte foi construído em 1761, onde depois seria erguida a Ponte Hercílio Luz. Abriga hoje o Museu de Armas Major Lara Ribas, administrado pela Polícia Militar de Santa Catarina.
Tel.: 48/229-6263

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Construído na Ilha de Ratones Grande no ano de 1745, parece um castelo medieval. Para chegar, escunas fazem o trajeto dos trapiches da Ilha de Santa Catarina até Ratones Grande.
Tel.: 48/331-6714.

Forte Nossa Senhora da Conceição

É o único que ainda não foi restaurado. Construído na Ilhota de Araçatuba, em frente à praia de Naufragados, guardava dos ataques o extremo sul da Ilha.

Veja mais Pontos Turísticos

ver mais atrativos

Comente!

Filtrar atrativos






Roteiros

 Circuito das fortalezas

Circuito das fortalezas

Florianópolis tem cinco fortalezas, das quais quatro estão abertas à visitação.

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais

Cinemas em Florianópolis - Filmes em destaque de 20 até 26 de abril

    Nenhum filme encontrado

veja o guia de cinema completo