Veja as últimas notícias de florianópolis


Fortes e Fortalezas

Postado por: Redação

O sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina foi construído quase integralmente durante o século XVIII, com o objetivo de consolidar o domínio português nessa região, que se configurava como ponto estratégico fundamental para navegação e ocupação do sul do continente americano.

As construções mais significativas desse sistema são as fortalezas de Anhatomirim, Ponta Grossa e Ratones, que formavam o triângulo defensivo da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina e a Fortaleza de Araçatuba, na Barra Sul. Posteriormente foram construídos ainda os fortes de Santana, Santa Bárbara, São João, Lagoa, São Francisco Xavier e São Luiz (estes quatro últimos já desaparecidos), além da Bateria de São Caetano e do Forte de Naufragados (este já no século XX). Além das fortalezas da Barra Norte, os fortes de Santana e Santa Bárbara estão restaurados e abertos à visitação. Araçatuba, Naufragados e São Caetano permancem como ruínas.

Esse conjunto, Patrimônio Histórico Nacional, permaneceu abandonado e em ruínas ao longo de muitos anos. Atualmente, as fortalezas - gerenciadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - são os principais pontos de atração turístico-cultural da região de Florianópolis, sendo visitadas anualmente por mais de 200 mil pessoas. Conhecê-las significa desfrutar de uma verdadeira viagem no tempo.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Construída entre 1739 e 1744, é a maior de todas. Serviu de prisão e local de fuzilamento de presos políticos contrários ao governo de Floriano Peixoto, durante a Revolução Federalista de 1884. Pode-se chegar a ele, na Ilha de Anhatomirim, nas escunas que saem de trapiches na Beira-Mar Norte e Canasvieiras. Tel.: 48/331-6714.

Forte de São José da Ponta Grossa

O forte, cuja construção foi iniciada em 1740, entre as praias de Jurerê e Pontal, é o mais visitado, pela localização e pela vista que oferece da Baía Norte e do continente.
Tel.: 48/331-6714.

Forte de Santana

O forte foi construído em 1761, onde depois seria erguida a Ponte Hercílio Luz. Abriga hoje o Museu de Armas Major Lara Ribas, administrado pela Polícia Militar de Santa Catarina.
Tel.: 48/229-6263

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Construído na Ilha de Ratones Grande no ano de 1745, parece um castelo medieval. Para chegar, escunas fazem o trajeto dos trapiches da Ilha de Santa Catarina até Ratones Grande.
Tel.: 48/331-6714.

Forte Nossa Senhora da Conceição

É o único que ainda não foi restaurado. Construído na Ilhota de Araçatuba, em frente à praia de Naufragados, guardava dos ataques o extremo sul da Ilha.

Veja mais Pontos Turísticos

ver mais atrativos

Comente!

Filtrar atrativos






Roteiros

 Circuito praias do Norte

Circuito praias do Norte

As praias do Norte da Ilha são as que apresentam as melhores condições de infra-estr...

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais