Veja as últimas notícias de florianópolis


Mercado Público

Postado por: Redação

O Mercado Público Municipal de Florianópolis é um centro de comércio e edifício público histórico de Florianópolis. O prédio é composto de duas alas – norte e sul – separadas por um vão central. No local acontece um variado comércio, principalmente de vestuário, alimentos, utensílios diversos e artesanato. Além disso, é um importante ponto de encontro e lazer da cidade, tanto para moradores quanto para turistas.

Com uma história que se confunde com a da própria Florianópolis, o mercado tem sua origem no comércio realizado em frente à catedral desde meados do século XVIII. O primeiro prédio, de 1851, situava-se ao sul da importante Praça XV de Novembro, junto ao mar. Em 5 de fevereiro de 1899 foi transferido para a localização atual, na época também à beira-mar, possuindo apenas uma ala. A segunda ala só veio a ser entregue em 24 de janeiro de 1931, construída sobre um aterro, assim como as pontes de ligação e o vão central. O conjunto arquitetônico tem a sua configuração atual desde 1932, com a reinauguração da primeira ala.

Toda a construção, que foi feita em duas etapas (em 1899 e 1915), conta com 140 boxes, onde são vendidos todos os tipos de artigos: roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime.

No vão central é possível encontrar vários bares, como o tradicional Box 32, Bar do Alvinho e Choperia Zero Grau. Essa parte do mercado é ponto de encontro para turistas e a população da cidade.

Veja mais Pontos Turísticos

ver mais atrativos

Comente!

Filtrar atrativos






Roteiros

Sábado no Mercado Público

Sábado no Mercado Público

Reunir gente interessada para algo mais que comprar e vender.

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais