Veja as últimas notícias de florianópolis


Mercado Público

Postado por: Redação

O Mercado Público Municipal de Florianópolis é um centro de comércio e edifício público histórico de Florianópolis. O prédio é composto de duas alas – norte e sul – separadas por um vão central. No local acontece um variado comércio, principalmente de vestuário, alimentos, utensílios diversos e artesanato. Além disso, é um importante ponto de encontro e lazer da cidade, tanto para moradores quanto para turistas.

Com uma história que se confunde com a da própria Florianópolis, o mercado tem sua origem no comércio realizado em frente à catedral desde meados do século XVIII. O primeiro prédio, de 1851, situava-se ao sul da importante Praça XV de Novembro, junto ao mar. Em 5 de fevereiro de 1899 foi transferido para a localização atual, na época também à beira-mar, possuindo apenas uma ala. A segunda ala só veio a ser entregue em 24 de janeiro de 1931, construída sobre um aterro, assim como as pontes de ligação e o vão central. O conjunto arquitetônico tem a sua configuração atual desde 1932, com a reinauguração da primeira ala.

Toda a construção, que foi feita em duas etapas (em 1899 e 1915), conta com 140 boxes, onde são vendidos todos os tipos de artigos: roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime.

No vão central é possível encontrar vários bares, como o tradicional Box 32, Bar do Alvinho e Choperia Zero Grau. Essa parte do mercado é ponto de encontro para turistas e a população da cidade.

Veja mais Pontos Turísticos

ver mais atrativos

Comente!

Filtrar atrativos








Roteiros

 Circuito praias do Norte

Circuito praias do Norte

As praias do Norte da Ilha são as que apresentam as melhores condições de infra-estr...

mais roteiros

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais