Veja as últimas notícias de florianópolis


Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche fica localizada no Sudeste da parte insular de Florianópolis.

Postado por: Luiz Christiano / LB

A Ilha do Campeche fica localizada no Sudeste da parte insular de Florianópolis, a 1,5 km da costa. Entre seus atrativos estão inscrições rupestres, águas claras e geladas e bonita fauna marinha – visível a olho nu ou com máscara de mergulho. O local é tombado desde 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devido à importância de seu conjunto de inscrições rupestres.

A chegada de barco se dá em uma estreita praia e os passageiros são obrigados a colocar os pés nas águas frias do local para deixarem a embarcação, pois não há trapiche. Ainda assim, é aconselhável que se leve tênis ao local, caso esteja no programa fazer trilha.

A praia é pequena, tem cerca de 800 metros de extensão. A areia é branca e as águas, transparentes. É recomendável levar máscara de mergulho. Assim, pode-se ver parte da fauna marinha local próxima às pedras. A máscara com snorkel pode ser alugada a R$ 15 no trapiche da praia da Armação, um dos possíveis locais de embarque.

Trilhas e inscrições rupestres

Entre as principais opções de atividades, fazer trilha e mergulhar são as principais. Perto da sede da Associação Couto de Magalhães, que cuida do local desde 1940, ficam as saídas das trilhas. É possível encontrar quatis, que são dóceis. Quem quiser ver as inscrições rupestres precisa entrar na mata. As trilhas são definidas e bem cuidadas, mas não é aconselhável fazê-las de chinelo ou descalço.
As trilhas só podem ser percorridas com o acompanhamento de um guia da associação (R$ 10). Na baixa temporada, alguns sócios permitem a entrada de trilheiros sem guia. Com 20 minutos de caminhada, já se podem ver as primeiras inscrições rupestres. A ilha possui 167 petróglifos – formas geométricas quadradas ou triangulares que representam homens e animais – em 14 sítios arqueológicos. Há ainda nove monumentos rochosos, sambaquis e estações líticas, que são pedras utilizadas para afiar instrumentos de lâmina. Não se sabem datas, origens ou significados das inscrições. Sabe-se apenas que foram feitas por homens do sambaqui e índios Carijó.

A Ilha do Campeche possui dois restaurantes. Um dos estabelecimentos é ligado à associação de pescadores e conta com carnes de gado, frango e peixe. O outro restaurante é ligado à Associação Couto de Magalhães e comercializa também pilhas, isqueiros, chocolates, lâminas de barbear, repelentes e biscoitos.


Quem faz
 Associação Couto de Magalhães
Tels. 3224-8333/9971-5041
 Scuna Sul – Tel. 3225-4425
 Ondança – Tels. 3232-1965/8803-3772

Comente!

Outros roteiros

ver todos






Atrativos

 Trilha Lagoinha do Leste

Trilha Lagoinha do Leste

Caminhada até o paraíso

mais atrativos

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais