Veja as últimas notícias de florianópolis


Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é o centro geográfico da Ilha de Santa Catarina.

Postado por: Chuchi Silva / LB

Em dia de sol, a Lagoa da Conceição, vista do alto, surge recortada em azul, emoldurada pela claridade das dunas da Joaquina e cercada pelo verde da Mata Atlântica. À noite, a Lagoa brilha faceira, enfeitada pelas luzes das pequenas construções que a circundam – imenso colar de cristais. Ao vencer as curvas da estrada no morro que lhe dá acesso, o visitante vê-se diante de múltiplas possibilidades.

A infra-estrutura completa dá à região ares de minicidade. Dos morros em volta, saem parapentes e asasdelta, colorindo o céu. No fim da Avenida das Rendeiras, alugam-se pedalinhos e caiaques. Suas águas calmas e de baixa profundidade têm temperatura média de 27ºC no verão. O regime de ventos e a ausência de ondas tornam a Lagoa uma das melhores raias para a prática de windsurfe, vela, caiaque, kitesurfe e jet ski.

A Lagoa da Conceição é o centro geográfico da Ilha de Santa Catarina. Todas as rodovias que interligam as demais regiões convergem na Lagoa e arredores. Divide-se em Costa da Lagoa, ao Norte, e Canto da Lagoa, ao Sul, além de ter um “centrinho” bastante agitado.

Pluralidade e tolerância são características da Lagoa

Os moradores da Lagoa da Conceição curtem os fins de semana com jeito de visitante. Mas se orgulham da intimidade que criam com os donos dos botecos, de saber o nome dos garçons e garçonetes e indicar a melhor happy hour e o último reduto da noite. E os turistas que se aventuram a descobrir o tesouro no fim do morro encontram uma Lagoa única, original, ímpar, cosmopolita e miscigenada.

No point dos alternativos, das pessoas ligadas à natureza e dos chamados “bichos grilos”, encantam a diversidade de estilos, a gama matizada de tribos, a harmonia dos paradoxos que une o clássico e a vanguarda, magnatas e operários sob o mesmo céu, como se o mundo começasse e terminasse entre a Afonso Delambert e a Avenida das Rendeiras. Ao longo desse caminho, há inúmeras lojas onde se encontra de tudo: CDs, artigos para surfe, cosméticos, peças de vestuário, tatuagens, piercings, bijuterias, jóias, toalhas de mesa e cortinas em renda de bilro, crivo, crochê e tear.

As raízes culturais dos colonizadores se mantêm fortes na região da Lagoa da Conceição. Construída em 1780, a igreja Nossa Senhora da Conceição – conhecida como “Igrejinha da Lagoa” – representa a arquitetura portuguesa na Ilha de Santa Catarina e preserva dois sinos doados pelo imperador D. Pedro II em 1861. A imagem da igreja à noite, toda iluminada no alto do morro, é um espetáculo inesquecível.

O Casarão Bento Silvério – também chamado de Casarão da Lagoa – foi inaugurado em 1912 para abrigar a Estação Rádio-telegráfica e hoje é espaço de cultura popular. Abre de segunda a sexta das 13h às 19h e promove cursos, exposições e lançamentos de livros. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h, no mesmo local, funciona uma concorrida feira de artesanato – com barracas instaladas por toda a praça – e há apresentações de boi-de-mamão.

Descobrir a Lagoa e arredores – como as praias Mole, da Joaquina e Barra da Lagoa – é um prazer que independe das estações do ano ou dos dias da semana. Boa gastronomia e programação intensa garantem movimento do almoço à última canja da madrugada. Arte, cultura e música são atrativos especiais nos inúmeros cafés espalhados pelo bairro.

A diversidade gastronômica dá sabor tanto aos bufês a quilo, quanto aos restaurantes tradicionais. Pizzas caprichadas, frutos do mar, iguarias das culinárias japonesa, tailandesa, árabe e francesa preparam o espírito para a noite, que se desenha em muitos ritmos e produções. Rock, samba, hip-hop, forró, MPB, house, psy, trance, tem de tudo nos bares e casas noturnas da região. Ao amanhecer, sentar num dos bancos da Marina da Ponta da Areia bem-acompanhado, tomando uma cerveja no bico... a Lagoa é assim, democrática até o último dos independentes, promissora até o primeiro raio de sol. E nunca descansa.

Comente!

Outros roteiros

ver todos






Atrativos

Fortes e Fortalezas

Fortes e Fortalezas

mais atrativos

Cartões-postais

Cartões Postais

mais cartões-postais