Evento da ADVB/SC em Navegantes reuniu lideranças públicas e privadas para falar sobre a mobilidade e seus impactos econômicos
A Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) realizou, nesta terça-feira, 16 de setembro, mais uma edição do Encontro de Ideias, reunindo lideranças públicas e privadas em Navegantes para debater os desafios e oportunidades da mobilidade e sua relação direta com o desenvolvimento econômico do Estado.
Entre os destaques do encontro, o diretor executivo do CIM-AMFRI, Jaylon Cordeiro, apresentou o PROMOBIS, Programa de Mobilidade Integrada Sustentável, que prevê investimentos estruturantes na região da Foz do Itajaí, incluindo projetos como o BRT elétrico, a construção de um túnel imerso para transposição do rio Itajaí-Açu e iniciativas de mobilidade ativa. Se trata da primeira operação de financiamento consorciado com o Banco Mundial no Brasil, envolvendo 11 municípios catarinenses.
Já o representante da AuroraCoop, Rafael Santos, destacou que os gargalos logísticos impactam diretamente na competitividade. “Hoje, cerca de 20% do preço de um produto que chega ao consumidor se deve à precariedade da infraestrutura de transporte. Isso significa que, de cada cinco frangos exportados, um é para cobrir os prejuízos com estradas ruins e acessos difíceis aos portos”, pontuou.
Na mesma linha, o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, ressaltou o investimento de R$ 1,5 bilhão em novos equipamentos já em andamento, mas alertou para as dificuldades na infraestrutura portuária. “Mesmo com os avanços, o Brasil ainda está cerca de cinco gerações atrasado em relação à capacidade de receber grandes navios, devido à falta de investimentos em infraestrutura”, afirmou.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, enfatizou a nova visão integrada do governo estadual. Segundo ele, é a primeira vez que o Estado trata o tema portuário de forma articulada com outros modais, como ferrovias e transporte aéreo. “Nosso desafio é olhar para a logística como um sistema, e não de forma fragmentada”, explicou.
O evento contou ainda com a presença do prefeito de Navegantes, Liba Fronza, mediação da jornalista Karin Verzbickas, diretora de imprensa da ADVB/SC, além do presidente da ADVB/SC, Ricardo Barbosa Lima, que reforçou a missão da entidade em estar presente em todas as regiões do Estado, conectando lideranças e fomentando ideias que impactam positivamente o desenvolvimento catarinense.
A iniciativa da ADVB/SC contou com apoio da Prefeitura de Navegantes e da Portonave S.A.






