spot_img

Autistar promove oficinas de teatro para adultos autistas em Florianópolis

VariedadesAutistar promove oficinas de teatro para adultos autistas em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Criar espaços onde pessoas autistas possam experienciar a arte sem precisar se adaptar constantemente a modelos neurotípicos: essa é a proposta do projeto Autistar: Oficinas de Teatro para Adultos Autistas, que acontece em Florianópolis entre os meses de maio e setembro de 2026. A iniciativa realiza encontros mensais gratuitos voltados exclusivamente para adultos autistas, unindo teatro, acessibilidade, troca e construção de comunidade.

A primeira oficina aconteceu no dia 2 de maio, na Casa Vermelha, reunindo participantes em uma experiência marcada por jogos de improvisação, exercícios corporais e vocais, além de dinâmicas pensadas a partir das vivências neurodivergentes. Registros do primeiro encontro evidenciam um espaço de troca, acolhimento e liberdade criativa, reforçando a importância da criação de ambientes culturais acessíveis para adultos autistas.

O projeto é conduzido por Araís Bernardo Jacinto de Araújo e Patrícia Pimenta de Paula, arte-educadores autistas graduados e pós-graduandos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mais do que oferecer oficinas de teatro, o Autistar propõe investigar coletivamente como as artes podem ser atravessadas pelas sensibilidades, percepções e formas de existência autistas.

“Queremos construir um espaço onde corpos autistas não precisem se explicar, traduzir ou reduzir. Onde o fazer artístico se construa a partir da diferença, não apesar dela”, afirmam os organizadores.

A proposta surge diante da escassez de atividades culturais voltadas para adultos autistas em Florianópolis. Embora existam iniciativas direcionadas ao público infantil, ainda são poucos os espaços que pensam acessibilidade, pertencimento e criação artística para pessoas autistas adultas. Nesse sentido, o projeto também atua como ferramenta de debate sobre inclusão, acessibilidade e neurodiversidade nas artes cênicas.

Inspirado em perspectivas do movimento das pessoas com deficiência e autorias neurodivergentes, o projeto parte da ideia de que inclusão não significa apenas adaptar pessoas autistas aos espaços já existentes, mas também permitir que os espaços artísticos sejam transformados por outras formas de perceber e produzir arte.

As oficinas acontecem sempre no primeiro sábado do mês, das 14h às 17h, na Casa Vermelha, em Florianópolis. Cada encontro oferece 10 vagas, com inscrições abertas 15 dias antes de cada oficina por meio de formulário online.

Realização: Autistar
Idealização e condução das oficinas: Araís Bernardo Jacinto de Araújo e Patrícia Pimenta de Paula
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.Serviço:
O quê: Oficinas de Teatro para Adultos Autistas
Onde: Casa Vermelha
Quando: Primeiro sábado de cada mês, de maio a setembro de 2026, das 14h às 17h
Próximas datas: 6 de junho, 4 de julho, 1º de agosto e 5 de setembro
Vagas: 10 vagas por oficina
Inscrições: Abertas 15 dias antes de cada encontro, via formulário online
Classificação: Exclusivo para adultos autistas
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Espaço acessível e pensado a partir das vivências neurodivergentes
Mais informações: Instagram @autistar.artes