Obra clássica de Franklin Cascaes ganha nova edição pela EdUFSC

VariedadesObra clássica de Franklin Cascaes ganha nova edição pela EdUFSC

Governo de SC suspende aulas presenciais da rede estadual nesta quarta (4) e quinta (5) por causa do clima extremo

Aulas presenciais da rede estadual de SC estão suspensas em 4 e 5 de novembro de 2026 por vendavais e chuvas intensas, informou a Secretaria da Educação.

Alunos e professores da Estácio passam a ter viagens gratuitas nas bicicletas compartilhadas da Tembici em Florianópolis

Benefício vale para mais de 30 mil estudantes e docentes em Florianópolis, Curitiba e Belo Horizonte; acesso é feito pelo Plano Estácio no aplicativo da Tembici.

Passaporte Sabores do Sul da Ilha reúne 42 estabelecimentos gastronômicos e será lançado nesta sexta (6) em Florianópolis

Guia com tiragem inicial de 1.500 exemplares será distribuído gratuitamente em pousadas e pontos turísticos do Sul e do Leste da Ilha no verão, com descontos e benefícios para moradores e turistas.

Marista Escola Social Lucia Mayvorne e Udesc promovem Dia das Crianças fora de época no Monte Serrat neste sábado (7)

Celebração gratuita e aberta ao público, das 14h às 17h30, terá brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, recreação com voluntários da Udesc Esag, apresentações culturais e oficinas de sustentabilidade.

Compartilhe

Mais viva e emergente do que nunca, a obra de Franklin Cascaes vai muito além do elogio ao exótico universo bruxólico da Ilha, como ficou cristalizado por uma certa leitura folclorista do seu legado. Enigmaticamente conservadora e vanguardista, sua contribuição para as artes plásticas e para os estudos da mitologia popular ainda está longe de ser decifrada. A despeito do conteúdo moral católico dos seus escritos, Cascaes deu visibilidade à cultura pagã dos descendentes açorianos e foi precursor de um tipo de etnografia participativa de campo. Como antropólogo, valorizou todo um campo da sensibilidade e do imaginário que passava ao largo da ciência. Como artista, deixou um traço original, ao mesmo tempo primário e inovador.

Quase uma década depois do lançamento póstumo de sua obra clássica, O Fantástico na Ilha de Santa Catarina será reeditada e republicada pela Editora da UFSC ainda neste semestre. Com edição esgotada e pouquíssimos exemplares em estoque, os dois volumes trazem narrativas ilustradas de causos fantásticos recolhidos pelo historiador na Ilha de Santa Catarina que têm valor ao mesmo tempo literário e científico, constituindo-se no único memorial desse imaginário simbólico. Serão reunidos em um único volume, que deve primar pela qualidade estética, segundo o editor Sérgio Medeiros. “Estamos planejando um projeto gráfico primoroso, que valorize o trabalho desse historiador, escritor e artista plástico cada vez mais revisitado pela sua originalidade e contemporaneidade”. A publicação deve estar concluída no início do próximo semestre para ser adotada com fins pedagógicos em escolas, universidades e vestibulares.

No final da semana, a Editora firmou um contrato de curadoria de imagens com o artista plástico Fernando Lindote para a edição da obra. Estudioso de Cascaes, Lindote vai selecionar novos desenhos para ilustrar a obra do multiartista, que considera de consulta obrigatória para quem quer compreender a cultura e a arte local. Curador de duas grandes exposições de desenhos e esculturas de Cascaes, realizadas em 209 e 2010 por ocasião do centenário do seu nascimento, Lindote o considera um artista enigmático. “Ao mesmo tempo em que passava ao largo das escolas estéticas e mantinha um traço quase primário, seus desenhos anteciparam experiências de vanguarda muito importantes”, explica. Para Lindote, a personalidade excêntrica do pesquisador (que faleceu em março de 1983) e o desconhecimento em torno do seu universo de estudo contribuíram para que a obra fosse cercada de uma visão espetacularizada e mistificadora.

Lindote também vai ilustrar a capa do segundo volume de Ecos no Porão, seleção dos melhores contos de Silveira de Souza, cujo primeiro volume foi lançado pela EdUFSC em outubro de 2010, durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). Com lançamento previsto para o mês de março, o segundo volume trará a imagem de uma instalação de Lindote. A obra foi escolhida pelo próprio artista em visita à UFSC. “Selecionamos um dos artistas plásticos contemporâneos mais expressivos de Santa Catarina para dialogar com esse escritor que também é um de nossos melhores contistas”, justificou o editor Sérgio Medeiros. O próximo projeto da editora é a reedição dos sonetos de Cruz e Sousa, inserindo os originais manuscritos que estão na Casa Rui Barbosa.

Po Raquel Wandelli
Assessora de Comunicação da SeCArte/UFSC