Prefeitura apóia lançamento do livro “Vidas separadas pelo mar”

VariedadesPrefeitura apóia lançamento do livro “Vidas separadas pelo mar”

WOA SKY apresenta complexo multiuso em São José com coquetel em 14 de novembro

No dia 14 de novembro de 2026, a WOA apresenta o WOA SKY em São José: complexo multiuso com mais de 75 mil m² na Avenida Presidente Kennedy, Campinas, com maquete, apartamentos decorados e cronograma de entregas até 2031.

Pátio Milano inaugura decoração natalina com Quarteto Catarinas e Papai Noel em 10 de novembro

No dia 10 de novembro, das 19h às 21h, o Pátio Milano, no Centro de Florianópolis, abre a programação natalina com apresentação gratuita do Quarteto Catarinas e presença de Papai Noel e duende. A decoração especial já está montada desde 5 de novembro.

Cerimônia Nacional da Bandeira Azul 2026 é nesta sexta no Veleiros da Ilha

Florianópolis recebe nesta sexta (6), a partir das 14h, a Cerimônia Nacional de Entrega da Bandeira Azul 2026 no Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. A temporada 2026/2027 reconhece 75 praias e marinas em sete estados, sendo 38 em Santa Catarina.

Samu SC completa 21 anos com mais de 2,1 milhões de atendimentos

O Samu de Santa Catarina completa 21 anos nesta quinta (5) com cerca de 2,1 milhões de atendimentos, sete aeronaves e frota renovada. Veja os números e o 192.

Compartilhe

O livro da jornalista Sheila Ana Calgaro será lançado amanhã no Casarão da Lagoa, com o apoio Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Casa dos Açores. O evento começa às 19h.

Sheila Calgaro narra histórias da rotina de vida de pescadores, familiares, amigos e pessoas ligadas direta e indiretamente à atividade pesqueira catarinense. São pessoas como Pinta Preta, Salma Benta e Dona Lica que dão o tom da narrativa ao contar suas histórias. A partir desses relatos, é traçado um panorama sobre os aspectos sócio-culturais dos embarcados e sobre a trajetória da pesca industrial em Santa Catarina, principalmente na região de Itajaí – cidade considerada o maior porto pesqueiro do Brasil.

O lançamento do livro “Vidas separadas pelo mar” será recheado com exposição de banners e fotos e trechos de histórias contadas no livro. A exposição fica aberta até o próximo dia 27.

Sobre a obra
O livro-reportagem “Vidas separadas pelo mar” reúne narrativa retratando a vida de pessoas relacionadas à pesca industrial em Santa Catarina. O objetivo maior é registrar memórias e vivências de cidadãos anônimos que somem frente aos números e dados oficiais quando se trata da atividade pesqueira.

A autora nos apresenta histórias como a de Pinta Preta, pescador português que trabalhou em embarcações ainda movidas a carvão e foi pioneiro em explorar os mares do extremo-sul do Brasil. A vida de Virgínia, solitária em sua casa, convivendo com a constante espera pelo marido.

As lembranças de Ricardo, sobrevivente de um naufrágio, que ficou quatro dias à mercê do oceano. A tristeza de Salma Benta, ao perder três filhos para o mar. As mãos milagrosas da benzedeira Dona Lica a abençoar o Santa Luzia, que voltou com o porão cheio de peixe. A intensa procura por emprego, enfrentada por Luiz Carlos, após abandonar a pesca para tentar uma vida em terra. Histórias também vivenciadas por Sheila, a bordo do barco Monkfish, durante cinco dias em alto-mar, com dez pescadores.

“Foi a maneira mais viva que encontrei para trazer minhas impressões e sensações ao texto meramente informativo. Para relatar a rotina estafante destes homens a puxar centenas de metros de rede, durante o dia inteiro”, explica a autora. Desta forma, o livro se divide em 14 capítulos com histórias de vidas e aqueles nos quais a autora narra, em primeira pessoa, a experiência em alto-mar.