22.3 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Vendas industriais de Santa Catarina apresentaram estabilidade

spot_img

Vendas industriais de Santa Catarina apresentaram estabilidade

spot_imgspot_img

As vendas da indústria catarinense ficaram estáveis no mês de novembro de 2012 na comparação com outubro, mostra a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Federação das Indústrias (FIESC) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 17. Em relação ao mesmo mês de 2011, houve alta de 3,3%.

Os melhores desempenhos foram dos segmentos de máquinas e equipamentos (no qual se incluem produtos da linha branca) e de alimentos. Tiveram maior redução nas vendas os produtos de metal e veículos automotores.

A utilização da capacidade instalada em novembro também manteve-se estável, em 83,5%, ou 0,1 ponto porcentual acima da registrada em outubro. Já a quantidade de horas trabalhadas no setor produtivo registrou queda (-4,2%), em função de feriados, menor número de horas-extras e redução de pessoal em diversas indústrias.

A massa salarial, por outro lado, apresentou aumento de 4,4% em relação a outubro, puxado pelos pagamentos da primeira parcela do 13º salário.

Em Santa Catarina, nos dados acumulados entre janeiro e novembro de 2012, as vendas industriais registram alta de 8,2% e acréscimo de 0,4 ponto porcentual na utilização da capacidade produtiva (83%).

Apesar da tendência de maior faturamento, a indústria também enfrentou mais gastos com a folha de pagamento, com alta de 1,3% na massa salarial real. O número de horas trabalhadas apresentou queda de 0,9%.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img