ACIF, SEBRAE e Abrasel lançam programa para estruturar Vias Gastronômicas em Florianópolis

VariedadesACIF, SEBRAE e Abrasel lançam programa para estruturar Vias Gastronômicas em Florianópolis

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

Uma parceria da ACIF, Abrasel-SC e Sebrae-SC pretende consolidar Florianópolis como polo gastronômico nacional, com opções de qualidade para moradores e turistas em diferentes regiões da cidade. Na próxima terça-feira (26), as entidades lançam um programa para criação, estruturação e qualificação de Vias Gastronômicas na Capital, mirando o exemplo do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, já reconhecido como rota da boa cozinha. O lançamento do projeto, que terá a Via de Coqueiros como modelo ponto de partida, será no Ágapes Buffet, em Coqueiros, às 10h.

“É mais um produto turístico para a cidade, que vai atrair público o ano inteiro, movimentando a economia local. Os espaços serão pensados de forma conjunta e integrados com as belezas e a vocação de cada região. As ações serão voltadas para a excelência dos serviços e para destacar cada Via como rota de entretenimento e cultura”, explica o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr. Segundo Caramori Jr., “o associativismo é que vai fortalecer o programa, auxiliando no crescimento, principalmente, dos pequenos e médios estabelecimentos”, afirma.

Para Sérgio Cardoso, diretor de Adminstração e Finanças do Sebrae/SC, “ao fomentar os negócios do segmento, o projeto transforma a gastronomia em um prato forte do turismo e da economia da região. Consequentemente, impulsiona todos os negócios das regiões das vias gastronômicas e fortalece os empresários, gerando mais emprego e renda”, destaca. E de acordo com Fábio Queiroz, presidente da Abrasel-SC, a parceria entre as entidades ofertará aos empresários todo know-how para a formação de uma Via completa e de sucesso. “Unindo esforços na mesma direção, daremos mais força e expressividade a cada núcleo gastronômico”, diz.
O evento de lançamento do programa vai contar com a presença de donos de bares e restaurantes, diretores e consultores das entidades promotoras, e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS).

Como vai funcionar

O programa vai oferecer ferramentas para o aprimoramento da gestão, ampliando o número de estabelecimentos capazes de oferecer produtos e atendimento de qualidade; para a criação de identidade visual e estratégias de marketing conjuntas; melhoras na infraestrutura; acesso a mercado entre outras, seguindo a metodologia de núcleos setoriais da ACIF, por meio do Programa Empreender, do Sebrae. A Abrasel vai oferecer consultorias e capacitação para empresários, voltados especificamente para o setor.

Pelo programa, as Vias serão divididas em três categorias: a de nível 3, caso da Via Gastronômica de Coqueiros, é a mais avançada e, com as melhorias propostas pelas entidades, seria considerada exemplo de benchmarking para o setor. A Via de nível 2 é semiestruturada, como a Via Gastronômica dos Ingleses e Cachoeira do Bom Jesus; e as de nível 1 são as que estão em estágio bem inicial, de formatação e captação de participantes, como a do Ribeirão da Ilha e a de Sambaqui, e as que ainda estão sendo prospectadas como Santo Antônio de Lisboa e Lagoa da Conceição. Conforme forem progredindo dentro do programa, as Vias vão ‘subindo’ de categoria.

Serviço

O que: Lançamento Programa Vias Gastronômicas
Quando: 26/2, terça-feira, às 10h.
Onde: Ágapes Buffet (Rua Desembargador Pedro Silva, 2809, Coqueiros, anexo AABB).