Governo do Estado lança a Rede Catarinense de Inovação

TecnologiaGoverno do Estado lança a Rede Catarinense de Inovação

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Compartilhe

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira, 2, o projeto Rede Catarinense de Inovação. Serão construídos centros de pesquisa em 10 cidades polo do Estado para abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, treinamentos, educação profissionalizante ou qualquer outra iniciativa de inovação e tecnologia.

Serão investidos R$ 40 milhões para a construção de nove centros de inovação nos municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba e São Bento do Sul. Lages é o décimo município, mas nesta cidade o centro de pesquisa já está em construção.

A solenidade de lançamento do projeto ocorreu no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, e teve a presença de prefeitos, reitores de universidades, secretários de Estado e outras autoridades. O prefeito de Chapecó não pode comparecer, mas enviou um representante.

Como serão os centros de pesquisa

As cidades maiores terão prédios de 4,5 mil metros quadrados e as menores, de 2,5 mil metros quadrados. O início da construção das estruturas está previsto para maio. As licitações devem estar concluídas até o final de abril. Após o início das obras, o prazo para terminar todos os centros de pesquisa é de 18 meses, com as estruturas mais simples ficando prontas em até um ano.

As prefeituras vão doar os terrenos em que o Estado construirá os prédios. E outra instituição do Governo, a Fapesc, vai investir em pesquisas e pode ser parceira para o início de novas empresas incubadas nos centros de inovação.

Todos os centros serão construídos dentro de parques tecnológicos dos municípios. A ideia é que as estruturas funcionem como imãs para a atração de empresas maiores e mais consolidadas em busca dessas soluções criativas que serão geradas.

O objetivo é tornar essas cidades, que já são polos, em dínamos econômicos que puxem o desenvolvimento de todo o Estado, ampliando sua influência para se tornarem referências nacionais e até internacionais.

Durante o período de construção dos centros de inovação – que deve ir até o final do ano que vem – estão sendo selecionados os projetos que vão preencher a área disponível das estruturas.