27.9 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Sine Móvel oferece serviços gratuitos nesta terça-feira no Centro de Florianópolis

spot_img

Sine Móvel oferece serviços gratuitos nesta terça-feira no Centro de Florianópolis

spot_imgspot_img

O ônibus do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina está na Praça XV de Novembro, em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis, nesta terça-feira, 30, entre as 9h e as 17h, para auxiliar desempregados na inserção no mercado de trabalho e oferecer serviços gratuitos à comunidade.

Além do Sine Móvel, os trabalhadores terão à disposição diversos serviços. Entre eles a inscrição em cursos de qualificação profissional gratuitos, que será feita em uma barraquinha do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); orientação na área da saúde com a equipe médica do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e material informativo da Secretaria Municipal de Saúde. Quem quiser cortar o cabelo pode passar na barraquinha do Senac. Também está prevista uma apresentação cultural organizada pela Fundação Franklin Cascaes.

No ônibus do Sine, o primeiro passo será cadastrar os trabalhadores no sistema Mais Emprego. A partir disso será possível ter acesso às vagas de emprego disponíveis. Os trabalhadores terão a oportunidade de saber detalhes sobre os cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social. Para 2013 estão previstas 57 mil vagas para todo o Estado.

Os cursos são oferecidos por instituições como os Institutos Federais (IFSC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). São atendidas as pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Também será possível apresentar a documentação para solicitar o seguro-desemprego ou tirar dúvidas sobre o assunto. Além dos documentos habituais, como comprovante de residência e comprovante de escolaridade, é preciso apresentar o termo de rescisão, carteira de trabalho, CPF e RG, comprovante de depósito ou do extrato do FGTS, e as duas guias de requerimento do seguro-desemprego.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img