Audiência pública discutirá licitação do transporte coletivo

EventosAudiência pública discutirá licitação do transporte coletivo

Roda de Timbau Floripa tem oficina gratuita com María Paz neste sábado (26)

Oficina gratuita de timbau com a percussionista chilena María Paz neste sábado (26), das 15h às 16h45, no Instituto Arco Íris, Centro de Florianópolis.

Exposição Movimento Nara Evangeline de Renata Gordo abre em 8 de outubro em Florianópolis

Renata Gordo inaugura “Movimento Nara Evangeline” em 8/10 na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, no Centro de Florianópolis, em diálogo com Nara Guichon.

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa com ação para 45 mil alunos

Mostra das Escolas abre a 25ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis nesta sexta (25); meta de mais de 45 mil alunos com sessões gratuitas.

Festival Som em Movimento encerra circuito 2026 no Shopping Itaguaçu neste sábado (26)

Última etapa do Festival Som em Movimento, do SESI CULTURA/SC, é sábado (26), às 15h, na praça de alimentação do Shopping Itaguaçu, em São José; entrada gratuita.

Compartilhe

O Tribunal de Contas de Santa Catarina será palco da audiência pública que discutirá o edital de licitação do transporte coletivo em Florianópolis. O evento ocorre na próxima segunda-feira, 9, com início às 8h, e dentre os itens que serão apresentados está o código disciplinar que prevê multas mais elevadas, trazendo uma ação mais rígida da Secretaria de Mobilidade Urbana, coibindo as paralisações, que atualmente ocorrem com frequência. As informações são da Secretaria de Comunicação da Secretaria de Mobilidade Urbana. 

Outro fator importante será a apresentação do novo sistema de informação ao usuário, integrado à tecnologia embarcada, com a finalidade de unir em uma única base de dados as informações de diferentes sistemas de controle. Este mecanismo possibilitará tomadas de decisões mais rápidas e eficientes em relação ao gerenciamento do sistema.

A nova comunicação visual da frota também será exibida, quando haverá identificação visual única, permitindo fácil percepção aos usuários. A licitação prevê ainda um plano de renovação de frota, diminuindo a idade média, que atualmente é de 7 anos.

Licitação

Depois de analisar os sistemas mais modernos e eficientes de operação do transporte de passageiros, a prefeitura de Florianópolis definiu as características fundamentais do edital de concorrência pública para implantação do novo sistema de transporte coletivo da cidade, que será lançado ainda este mês.

São elas:
– Reduzir o preço das tarifas;
– Equipar os coletivos com sistema ar-condicionado e acesso para pessoas com deficiência;
– Implantar a integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter que obrigatoriamente ir até os terminais;
– Limitar os lucros operacionais em 6% do valor arrecadado;
– Remunerar com base em índices de qualidade do serviço, não mais por quilômetro rodado, como acontece atualmente.