Florianópolis, 28 março 2026
spot_img

UFSC inaugura exposição sobre Marie Curie nesta quinta-feira

EventosUFSC inaugura exposição sobre Marie Curie nesta quinta-feira
spot_img

Conheça as startups selecionadas para a 5ª edição do Inova Startups

Programa reforça Santa Catarina como polo estratégico de inovação...

Evento gratuito promove apoio e conecta mães atípicas a rede de especialistas

Encontro propõe acolhimento, troca de experiências e cuidado integrado...

Jurerê Internacional: o bairro que chegou no seu melhor momento

Jurerê Internacional sempre foi um bairro de demanda estruturalmente...
spot_img

Compartilhe

Começa nesta quinta-feira, 5 de setembro, no Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Exposição Marie Curie. O evento, gratuito e aberto ao público, vai até 27 de setembro e é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Embaixada da França no Brasil e Aliança Francesa, com o apoio da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina. As informações são da Agecom.

Painéis com fotografias e objetos vão contar um pouco sobre a física polonesa Maria Skodowska Curie (1867-1934), a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, conseguindo se destacar como pesquisadora em uma época em que as universidades eram um domínio masculino. Com a colaboração do marido Pierre Curie, pelas suas descobertas no campo da radioatividade (fenômeno à época pouco conhecido )e pela descoberta de elementos químicos rádio e polônio.

É uma exposição científica com proposta didática que já passou por várias cidades brasileiras desde 2011, quando se comemorou os 100 anos da entrega do Prêmio Nobel da Química à cientista, e vem integrando os eventos científicos de várias universidades brasileiras, sempre em parceria com a Aliança Francesa local, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A exposição será dividida em quatro partes: Varsóvia-Paris (1867-1895), Uma obra comum (o trabalho em parceria com seu marido Pierre Curie – 1895-1906), Dificuldades e Sucessos (Prêmio Nobel de Química – 1906-1918), Uma figural Internacional (Membro da Academia de Medicina – 1918-1934).