Governo do Estado oficializa criação de consulado da Bélgica em Florianópolis

PolíticaGoverno do Estado oficializa criação de consulado da Bélgica em Florianópolis

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Fórum gratuito da ACATMAR qualifica para a economia do mar, que emprega quase 240 mil em SC

O VI Fórum de Capacitação Técnica ACATMAR acontece na terça-feira (20), no IFSC Câmpus Florianópolis-Continente, com nove palestras e inscrições gratuitas para quem trabalha ou quer trabalhar no setor náutico.

Compartilhe

O governador Raimundo Colombo recebeu nesta segunda-feira, 7, em Florianópolis, uma comitiva da Bélgica que veio ao Estado para oficializar a abertura de um consulado honorário do país em Santa Catarina. Nesta primeira etapa, o consulado catarinense funcionará nas instalações da Tractebel em Florianópolis, no bairro Agronômica. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Participam da comitiva belga, o vice-ministro dos Assuntos Exteriores da Bélgica, Dirk Achten; o Embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets; e o Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt.

A comitiva também apresentou oficialmente o cônsul honorário da Bélgica para o Estado de Santa Catarina, o empresário Manoel Arlindo Zaroni, presidente da Tractebel Energia, empresa com sede em Florianópolis e controlada pela International Power – GDF SUEZ.

A Bélgica é um dos países mais industrializados da Europa, sendo um dos maiores produtores de ferro e de aço, e o comércio exterior sempre esteve vinculado à sua história econômica. Destaca-se também pelas indústrias têxtil, química e naval.

Além de parcerias comerciais, a comitiva destacou a importância de buscar uma aproximação com universidades catarinenses para intercâmbios científicos. A proposta é realizar, em 2015, o dia da Bélgica no Brasil, com a presença de empresas e universidades belgas em eventos pelo país, inclusive em Santa Catarina. A comitiva explicou também que a Bélgica está redesenhando sua estrutura diplomática, reduzindo o número de consulado em alguns países e aumentando em outros. E o Brasil é um dos que ganha atenção, com destaque para a presença em Santa Catarina.