Começa a primeira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Florianópolis

EducaçãoComeça a primeira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,...

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) reuniu nesta quarta-feira, 7, no auditório Garapuvu, no Centro Integrado de Cultura da UFSC, cerca de 286 coordenadores municipais, para a primeira etapa da formação. As informações são da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação.

Desde o ano passado, um total de 546 orientadores de estudo e 8.027 professores alfabetizadores catarinenses estudam sobre os fundamentos e metodologias de alfabetização em Português e Matemática, por meio da parceria entre a Secretaria da Educação e UFSC.

O programa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e dos municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

De acordo com Nilcéa Lemos Pelandré, o Pacto surgiu com o desafio de reverter os dados apresentados pelo Censo 2010, que apontou 570 mil crianças brasileiras concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever.

Segundo a coordenadora, este número representa 2,5%, das crianças catarinenses, correspondendo a mais ou menos 20 mil alunos. “O desafio foi grande e o dever foi cumprido. Observamos, pelos depoimentos dos orientadores, alfabetizadores, estudantes e pais, um grande envolvimento”. “Até os alunos dizem: a professora mudou”, acrescenta.

Para Juares Thiesen, este processo de formação, que iniciou em 2013, com foco na Língua Portuguesa, e este ano, na Matemática, mostra a importância dos projetos de parceria que estão sendo efetivados pelas universidades com as redes públicas e o MEC.