Florianópolis teve alta de 6,73% no Custo de Vida em 2014

NegóciosFlorianópolis teve alta de 6,73% no Custo de Vida em 2014

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulgaram nesta segunda-feira, 5, o balanço do Índice de Custo de Vida em Florianópolis durante 2014.

Com o resultado de dezembro (0,76%), coletado entre 1 e 28, a variação geral do índice no ano foi de 6,73%, 0,64 ponto percentual superior ao registrado em 2013, que teve aumento de 6,09%.

O acumulado de 2014 também foi superior ao de 2013 no principal grupo que compõem o índice, o de Alimentação: 7,16% de aumento, contra 6,68% calculados no ano anterior. Neste grupo, os preços que mais subiram foram o do limão (33,34%), da laranja pera (27,70%) e do macarrão (27,30%).

Nos demais grupos também houve aumento em 2014. Os Produtos Não Alimentares subiram 7,58%, os Outros Serviços 4,40% e os Serviços Públicos 2,99%. As maiores altas foram nos artigos de limpeza (23,77%), na energia elétrica (22,45%) e no aluguel de imóveis (11,10%).

Ao longo do ano, o menor índice mensal foi registrado em julho (0,19%) e o maior em janeiro (0,97%).

Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC na página do Custo de Vida, no site da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.