fique por dentro de floripa

- Esportes - Regata Volta à Ilha de Santa Catarina: um dia de superação após quase 24h

09.12.2019

Regata Volta à Ilha de Santa Catarina: um dia de superação após quase 24h

09.12.2019
 Regata Volta à Ilha de Santa Catarina: um dia de superação após quase 24h
Foto: Equipes precisaram vencer as adversidades para completar as 75 milhas náuticas ao redor da Ilha - Fotos: Gabriel Vanini/Iate Clube de Santa Catarina

Imagine começar a velejar na manhã de sábado e só terminar o trajeto quando amanhece no domingo. Encarar a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, etapa que anualmente encerra o calendário náutico do ICSC, é isso. Em um dia como este sábado a missão de percorrer às 75 milhas náuticas (cerca de 120 km) se torna ainda mais complicado e exige muitos dos velejadores. 


O vento não apareceu e às 10h, horário previsto para o início da regata, a comissão precisou postergar a largada. Quase vinte minutos de espera para finalmente as quase 30 embarcações largarem para mais uma jornada ao redor da Ilha. 

Uma leve brisa surgiu e acompanhou as tripulações ao longo do percurso até o extremo Sul da Ilha. Sinal de que tudo poderia ser mais fácil. Ao chegarem em Naufragados, mais uma vez o vento parou e por lá as primeiras embarcações tiveram muitas dificuldades. Engano de quem pensou que seria mais fácil. 

As horas se passaram e na primeira atualização por rádio, às 18h, a sensação é de que muitos teriam uma longa noite pela frente. Naquele momento alguns ainda passavam pelas praias do Leste e os líderes começavam a apontar no norte da Ilha, entre Praia Brava e Canasvieiras. Mais algumas horas de espera até a primeira tripulação informar que estava se aproximando da chegada. Após 10h40 de regata a equipe de Itajaí passava em frente ao Grupo de Busca e Salvamento na Beira-mar Norte para completar o evento.

Um pouco depois chegaram Catuana Kim, Terroso e Katana e Zeus Team, estes antes da madrugada de domingo. Na segunda chamada de rádio, realizada às 24h, mais uma vez a expectativa era grande para saber onde estava cada tripulação. Todos eles já no norte da Ilha, mas com o vento teimando em não apertar. Pouco depois de começar o domingo chegava a tripulação do Ursa Maior. Uma hora e meia mais tarde Pangea, Garrotilho e Açores III. Logo na sequência vieram Sorelle, Biruta e Quival.

Ao amanhecer, quatro barcos ainda desafiavam os ventos e o cansaço para completar o percurso até as proximidades da Ponte Hercílio Luz. Um a um eles foram superando as adversidades. Aprendi, Mar Sem Fim, Santa Fé e Alebrije fecharam a flotilha. 9h17 da manhã de domingo, quase 24h após a largada, e mais uma Regata Volta à Ilha de Santa Catarina era concluída. 

Nas disputas da Regata Ilha do Largo as condições também exigiram muitos das tripulações. No duelo entre os HPE, a diferença entre as duas tripulações foi mínima com Força 12 levando a melhor sobre o Arretado por apenas um minuto e dez segundos de vantagem. Na classe Bico de Proa, após tempo corrigido, quem levou a melhor foi a tripulação do Tigre, seguido por Mãe D´Água, Vento Solar e Eleuteria.

Confira os vencedores em cada classe:

ORC: Catuana Kim
IRC: Itajaí Sailing Team
C30: Katana/Portobelo 
RGS Geral e RGS A: Zuriel
RGS Cruzeiro Geral e RGS Cruzeiro A: Sorelle
Bico de Proa A: Alebrije

Regata Ilha do Largo:
HPE: Força 12
Bico de Proa B: Tigre

A 51ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, que conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Dry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

6º Floripa Chess Open 2020 inicia com 380 enxadristas de 11 países

21.01.2020

6º Floripa Chess Open 2020 inicia com 380 enxadristas de 11 países

Lagoa da Tapera reúne nadadores e triatletas para treino especial

20.01.2020

Lagoa da Tapera reúne nadadores e triatletas para treino especial

Só para elas: corrida de rua exclusiva comemora Dia Internacional da Mulher em Floripa

20.01.2020

Só para elas: corrida de rua exclusiva comemora Dia Internacional da Mulher em Floripa

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.