27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

10ª Mostra de Dança Infantil será lançada no Hospital Joana de Gusão

spot_img

10ª Mostra de Dança Infantil será lançada no Hospital Joana de Gusão

spot_imgspot_img

Os organizadores da mostra de dança infantil A Noite é uma Criança farão a pré-estreia do evento no auditório do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, às 15h00 da próxima terça-feira (18/10). Pela quarta vez consecutiva, a sessão especial integra a programação do Mês da Criança da instituição que trata pacientes de zero a 15 anos em diversas especialidades médicas.
Dirigida aos pequenos que não podem ir ao teatro assistir às apresentações da mostra oficial, bem como pais, acompanhantes e funcionários, a sessão paralela contempla crianças e adolescentes de vários municípios catarinenses, muitos deles sem atrações deste tipo nem mesmo espaços culturais apropriados. “Considero como mais um recurso eficaz no tratamento. Sendo o HIJG referência no Estado, a oportunidade que os pacientes estão vivenciando, por vezes, é única, pois muitos jamais tiveram qualquer contato com a dança”, avalia a chefe do setor de pedagogia, Cláudia Barros de Mattos Silva.

Com apoio constante da direção geral, atualmente sob responsabilidade do pediatra Roberto Souza Morais, e de entidades como a Associação de Voluntárias da Saúde (Avos), procura-se manter durante o ano inteiro uma sequência de entretenimentos como este para minimizar o sofrimento e possibilitar que as crianças tenham boas lembranças do hospital. Para tanto, é essencial a participação da comunidade no dia a dia do Joana de Gusmão, que dispõe de 138 leitos. “Todo esse movimento acontece em um contexto harmônico e lúdico, sob uma perspectiva encantadora, favorecendo assim resultados que trazem benefícios ao processo de reabilitação e à proposta de resgate e promoção da saúde”, completa Cláudia.

Na plateia, estarão pacientes dos setores de cirurgia, ortopedia, oncologia, cardiologia, queimados e de outras especialidades, cuja saída daquele ambiente representa um risco ao tratamento – por causa da exposição a situações climáticas desfavoráveis, ar poluído e até mesmo por estarem em cadeiras de rodas ou recebendo medicamento intravenoso.

Hora do show!

As atrações desta vez incluem 22 alunas da coreógrafa Herika Zanette, estudantes do Colégio Antônio Peixoto. Com idades entre oito e 12 anos, elas apresentarão o jazz “Ritmo Contagiante” e o hip hop “Hip Hop Zat”. Os números de dança prosseguirão com o grupo Ambulare, coordenado por Fabíola Neves, que levará cerca de 30 meninas de três a quinze anos para exibir os balés “Palhacinho Atrapalhado” e “Circo”, o hip hop “Mágicos” e os estilos livres “Castelo da Fantasia” e “Amor de Picadeiro” – coreografias integrantes do espetáculo “Alegria”, que reúne dança e artes circenses. “É a segunda vez que participamos da mostra no hospital. Fizemos questão de aceitar mais uma vez o convite, pois foi muito gratificante para nós, como artistas e educadores, proporcionar momentos de alegria e descontração a crianças e seus acompanhantes, que também vivem momentos de angústia”, diz Fabíola.

E por falar em palhaçaria, os diretores do evento, como de praxe, recebem mais artistas para incrementar a diversão: as atrizes Paula Bittencourt e Débora de Matos chegarão com os narizes e jalecos das doutoras palhaças Malagueta e Romana. Elas já estão habituadas a transitar por lá, pois atuam com colegas no projeto (A)Gentes do Riso, que às segundas-feiras percorre o HIJG. “Tiramos crianças, pais, profissionais da saúde da sua rotina, que esquecem por algum momento o que estão fazendo ali, contribuindo assim para um tratamento melhor e mais leve”, acredita Greice Miotello, que coordena a iniciativa junto com Paula, Débora e Egon Seidler, todos atores da Traço Cia. de Teatro.

Danielly Clemente, agente comunitária de saúde do posto médico do bairro Trindade, passa a semana coletando informações sobre moradores da região. Mas, nas horas livres, anima crianças com pintura facial e esculturas de balão, brincadeiras que levará aos quartos do hospital. Ela irá acompanhada da ratinha Minnie, personagem escolhida para a estudante Alexia Sant’Anna interagir com os pacientes. Aluna do Colégio Bom Jesus/Coração de Jesus e jogadora de vôlei do time infantil da Fundação Municipal de Esportes, a adolescente de 16 anos já se dispôs a ações filantrópicas em outras instituições. Ciente do seu papel social, ela resume sua experiência com o velho ensinamento: “O sorriso é o melhor remédio”.

No teatro

Organizada por Lenise Pavan Gonzaga de Andrade, diretora geral, e Carlos Eduardo Lourenço de Andrade, coordenador geral, A Noite é uma Criança – 10ª Mostra de Dança Infantil ocorrerá no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, na Capital, de 20 a 23 de outubro. Na edição deste ano, serão apresentadas 194 coreografias de 98 grupos catarinenses e de outros estados. Mais informações, no site www.mostradedanca.com.br.

A Noite é uma Criança online:
Site: www.mostradedanca.com.br
Facebook: /mostradedanca
Twitter: @mostradedanca

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img