Florianópolis, 18 de julho de 2024

10º Floripa Chess Festival Fort Atacadista com 440 enxadristas de 15 países de 19 a 28 de janeiro em Florianópolis

spot_img

Senna, minissérie produzida pela Gullane, estreia na Netflix em 29 de novembro

Protagonizada por Gabriel Leone, superprodução sobre a vida e...

Crédito rural e a sustentabilidade no agronegócio brasileiro

Manter o fluxo de crédito é essencial para modernizar...

Pesquisa e especialização de profissionais são essenciais para avanço da Saúde  

Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação...

CredCrea celebra 20 anos com retomada do tradicional Costelão CredCrea

Cooperativa de crédito de Florianópolis fundada por engenheiros e...

Compartilhe

Enxadrista da elite mundial, Norueguês GM Aryan Tari é o convidado especial do evento que acontece pela 10º vez no Lira Tênis Clube, casa oficial da competição.

             Consolidado como o maior festival de xadrez do Brasil, o Floripa Chess Festival alcança a sua décima edição em 2024. Com patrocínio do Fort Atacadista, o evento tem premiação recorde total de R$ 75 mil reais, e dezenas de eventos simultâneos, com as disputas principais no Lira Tênis Clube, no Centro da Capital, onde a competição sempre aconteceu. Entre as novidades, será realizada uma Copa de Xadrez, no estilo mata-mata, além de simultânea, torneio em duplas, eventos para incentivar a prática do xadrez para crianças e oportunizar mais tempo disponível para que os jogadores possam aproveitar a cidade e todas as belezas da capital catarinense. O 10º Festival Floripa Chess Open Fort Atacadista inicia na sexta-feira (19/01) com eventos especiais, o 3º Floripa Chess Congress e o 5º Floripa Blitz Satellite. O torneio principal, o 10º Floripa Chess Open, inicia no sábado (20/01), às 20h no Lira e segue até o domingo (28/01).

                Com o objetivo de incentivar a participação de mulheres no xadrez, será realizada, também, a segunda edição do Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino na sexta-feira (26/01) com entrada franca. Bem como, o evento principal terá como Árbitra-chefe, Sabrina de San Vicente, do Uruguai, com renomada experiência internacional.

                  Até o momento, o Festival já recebeu mais de 440 inscrições com representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Noruega, Alemanha, Austrália, Chile, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal, Síria, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. Também há jogadores dos quase 26 estados brasileiros. O convidado especial deste ano é o terceiro melhor jogador da Noruega, o Grande Mestre (GM) Aryan Tari, que está entre os melhores enxadristas da elite do xadrez mundial.

               O Floripa Chess Open foi criado pelos Diretores e Árbitros Internacionais, Kaiser Mafra e Marcelo Pomar. A equipe de organização é formada pelo também Árbitro Internacional Luciano Rietter e pela Árbitra Nacional e Jornalista, Liziane Vicenzi.  “Completamos 10 anos de Floripa Chess Open, um sonho que inspirou dezenas de outros eventos pelo Brasil. A cada ano buscamos inovar, conciliar novos eventos simultâneos, proporcionar vivências para os melhores e as melhores enxadristas do Brasil, da América Latina e até competidores da Europa. Nossa meta é garantir excelente nível técnico, de arbitragem, de acomodação, estrutura e, principalmente, uma grande festa do xadrez brasileiro”, pontua Kaiser Mafra.

Eventos simultâneos e programação

Os eventos simultâneos iniciam na sexta-feira (19/01) com o Floripa Chess Congress, às 9h e Floripa Blitz Satellite às 19h. No sábado (20/01), simultaneamente com o GM Aryan Tari às 9h, Floripa School Open às 14h e primeira rodada do Floripa Chess Open às 20h, que seguem nos demais dias.

No domingo (21/01), acontece o torneio de duplas (Team Open) às 14h. Na quarta-feira (24/01), será realizado o Floripa Super Blitz às 14h. O curso de arbitragem inicia na quinta-feira (25/01) às 9h. Na sexta-feira (26/01) acontece a etapa final do Circuito Ellen Giese às 9h e o 2º Encontro Sul-Americano de Xadrez Femino às 16h. No sábado (27/01) ocorre a primeira edição do Floripa Cup às 14h. A última rodada do Floripa Chess Open será no domingo (28/01) às 14h e a premiação às 19h. Os locais de cada competição estão disponíveis no folder oficial em floripachessopen.com.br

Confira a lista dos participantes já garantidos no evento: https://chess-results.com/tnr828144.aspx?lan=1&zeilen=99999

Inscrições e informações adicionais: floripachessopen@gmail.com ou pelo WhatsApp: (48) 98825-4390

A organização do Festival Floripa Chess Open 2024 agradece e enaltece os patrocinadores que contribuem para que o evento aconteça e apostam no sucesso do xadrez:

Fort Atacadista, Alínea Urbanismo, Jaehrig, J’adoube Estilo de Jogo, MSI Tecnologia, Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Fesporte, Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Federação Internacional de Xadrez (FIDE), FIDE América, Restaurante Sabor e Mar, Chess.com, Chessable, Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Clube de Xadrez de Florianópolis, Faial Prime Suítes, Lira Tênis Clube, Hotel Farol da Ilha, Hotéis Valerim, Castelmar Hotel, Doutora Ana Cristina Torqui Duarte e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).