17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

17 bairros de Florianópolis terão abastecimento de água suspenso nesta quarta-feira

spot_img

17 bairros de Florianópolis terão abastecimento de água suspenso nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Para concluir a principal obra de água da Operação Verão, a Casan terá de interromper o abastecimento durante esta quarta-feira, 13, em 16 bairros da Ilha,  mais a Vila Aparecida, no Continente.

Uma grande operação será realizada próximo ao Supermercado Angeloni, em Capoeiras, para interligar a Adutora 1.200 mm (que vem desde a Estação de Tratamento do Morro dos Quadros, em Palhoça) à adutora que abastece a Ilha. Os trabalhos serão executados a partir de 6h, com previsão de encerramento no início da noite.

Assim, o fornecimento de água será interrompido para a Vila Aparecida e para os bairros Centro, Saco dos Limões, José Mendes, Carianos, Costeira do Pirajubaé e Agronômica e toda a Bacia do Itacorubi, que compreende Pantanal, Trindade, Santa Mônica, Carvoeira, Parque São Jorge, Córrego Grande, João Paulo, Saco Grande e Monte Verde. Moradores do Sul, Leste e Norte da Ilha não serão afetados.

O Sistema de Abastecimento será religado na noite de quarta-feira, mas sua pressurização, que permite a normalização da distribuição de água, deve ocorrer na sua totalidade apenas na sexta-feira. Ruas em finais de rede e em regiões altas terão o retorno do abastecimento mais lento.

A ação de quarta-feira é a última etapa antes de colocar a Adutora 1.200 mm em operação plena. Esta adutora vai ampliar o abastecimento em toda a Região Metropolitana da Grande Florianópolis, dando mais tranquilidade ao Verão de moradores e visitantes.

“É uma obra de grande importância e solicitamos a cooperação da população", diz o engenheiro Joel Horstmann, coordenador da operação. "Sugerimos que a população se previna e, a partir de quarta, evite atividades como lavar carros e calçadas com mangueiras".

A Casan solicita ainda que a população reduza o tempo ao chuveiro, feche a torneira ao lavar louça, escovar os dentes e fazer a barba e só use máquina de lavar roupa em casos essenciais.

“Os sistemas de abastecimentos são diferentes dos sistemas de iluminação, que ao serem religados retornam imediatamente para os usuários", compara o diretor de Operações, Paulo Meller. "No caso da água, há necessidade de um tempo para se chegar à pressurização do sistema, que é o que garante a normalização no fornecimento de água para a cidade.”

Maior adutora da Casan no Estado

A operação para finalização da adutora de 1.200 milímetros começou na última sexta-feira, 8, com uma interligação às margens da BR-101, nas proximidades do trevo de Forquilhinhas, em São José. A ação envolveu mais de 30 trabalhadores e durou 24 horas, entre as 5h de sexta-feira à madrugada de sábado.

Esta é a maior tubulação da Casan no Estado, trazendo água dos rios Pilões e Cubatão para o Sistema Integrado da Grande Florianópolis. O investimento na obra, considerada a principal da Operação Verão 2018 da Casan, chega a R$ 24,6 milhões.

Bairros afetados pela interrupção nesta quarta-feira:
Centro
Saco dos Limões
José Mendes
Carianos
Costeira do Pirajubaé
Agronômica
Itacorubi
Pantanal
Trindade
Santa Mônica
Carvoeira
Parque São Jorge
Córrego Grande
João Paulo
Saco Grande
Monte Verde
Vila Aparecida (Continente)

Para poupar água:

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba.

– Não tome banhos demorados.

– Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja e jogue no lixo.

– Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças.

– Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Em momentos de obras e manutenções dos sistemas de abastecimento, evite essas atividades.

– Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. Opte por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia.

– Só ligue a máquina de lavar quando ela estiver completa de roupas.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img