23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

191 anos da Imigração Alemã em Desterro

spot_img

191 anos da Imigração Alemã em Desterro

spot_imgspot_img

A Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, além dos parceiros: Casa da Memória, Câmara de Vereadores, Associação Deutsche Welt,  Instituto Carl Hoepcke e Comissão Organizadora dos 200 anos de Fritz Muller, têm a satisfação em realizar a programação alusiva a chegada dos primeiros imigrantes alemães em Desterro, no ano de 1828. 

Serão 03 dias de excelentes atividades e todas com entrada gratuita nos dias 06, 07 e 09 de novembro, sendo que um dos dias mais importantes para a programação será a Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Florianópolis, no dia 06 de novembro de 2019, às 16 horas.

Os imigrantes chegaram à cidade de Desterro em dois navios que vieram do Rio de Janeiro, lugar onde aportavam ao chegar primeiro no Brasil. O primeiro navio que ancorou aqui foi o brigue Luiza em 07 de novembro com 276 colonos, e cinco dias depois aportava na cidade o navio Bergantim Marquez de Vianna, com 359 imigrantes.

De acordo com a história, o primeiro navio ficou alojado no Campo do Manejo, hoje Instituto Estadual de Educação. O segundo foi aportado com os imigrantes na Armação da Lagoinha, costa Sudeste da Ilha de Santa Catarina.

A maioria desses imigrantes alemães eram agricultores, ferreiros, carpinteiros, artesãos e soldados que na época enfrentavam condições muito precárias nos primeiros anos no Brasil.

Dada a importância de tal acontecimento foi organizada uma programação diversificada no intuito de homenagear e mostrar a relevância que este povo (imigrantes) agregaram para todos nós, como forma de história, cultura, costumes, dança, música, gastronomia tanto em Florianópolis como também para São Pedro de Alcântara, primeira colônia germânica de SC e a segunda do país.

A partir daí, outras regiões do nosso estado foram colonizadas pelos alemães como as cidades do médio e alto vale do Itajaí.

Confira abaixo a programação completa do aniversário de 191 anos da presença Alemã em Desterro:    

191 Anos da Presença Alemã em Desterro

Programação

Dia : 06 de Novembro

Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Florianópolis na Rua dos Ilhéus 

Hora : 16 horas

 

 

Abertura da Exposição História Repatriada

Hora : 17 horas na Casa da Memória em frente à Câmara de Vereadores de Florianópolis

 

Dia : 07 de novembro

Apresentação Coral Deutsche Sänger Chor

12:30 horas

Local : Projeto XV com Arte

            Figueira da Praça XV no Centro de Florianópolis

 

Exibição do curta-metragem “Fritz”, de José Alfredo Abrão, de 2010, 22 minutos. Livre.

14:30 horas

Local : Casa da Memória

Rua Padre Miguelinho 58 / Centro

 

Detalhes sobre o Curta-Metragem (Colaboração Marcelo Seixas):

Em 1852, um alemão de Erfurt deixou o velho continente e fez de Blumenau a sua morada. Os anos seguintes foram marcantes para a história científica brasileira, pois Johann Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como "Fritz Müller", desenvolveu em solo catarinense, sobretudo na antiga Desterro onde morou por dois períodos, trabalhos científicos fundamentais para a comprovação da teoria da Evolução de Charles Darwin, com quem se correspondia com certa frequência.

Essas histórias e outros detalhes da vida do naturalista são retratados no curta-metragem "Fritz".

O reconhecimento de Fritz Müller na publicação "A Origem das Espécies", de Charles Darwin não é por acaso. O cientista dedicou a sua vida à construção de conhecimentos. Foi professor de matemática e ciências naturais, pesquisador e cuidou da saúde de índios.

Devido ao ambiente remoto e primitivo, ele vivia como um colono auto-suficiente e ainda criou nove filhas. As longas caminhadas pelo ambiente hostil, sempre a pé descalço, renderam mais de duzentos e quarenta e oito artigos científicos, levando a flora e fauna catarinense ao conhecimento dos europeus.

As cenas do curta foram gravadas em locações nas cidades de Corupá (Parque das Cachoeiras, casa de enxaimel e Seminário Jesuíta) e Florianópolis (Lagoa do Peri, Pontal da Daniela). O filme começa com Fritz delirando com bromélias em seu leito de morte, e segue com memórias e reflexões inspiradas em fatos de sua biografia.

A exibição do curta metragem marca o início de um ciclo de eventos em comemoração aos 200 anos de nascimento do cientista e o lançamento do Projeto "Desterro [Fritz Müller/Charles Darwin] -200 Anos que propõe produzir, entre os anos de 2019 a 2024, um Ciclo de Comemorações artísticas, culturais, científicas, educativas alusivas ao bicentenário de nascimento de Fritz Miller (31/03/1822) enaltecendo sua vida e pesquisa, sua passagem por  Desterro e sua contribuição para a Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin.

Seu trabalho, Für Darwin, finalizado em 1861 e publicado em 1864, é o resultado das pesquisas desenvolvidas em Desterro entre o período 1856-1867. Fritz Müller retorna à Ilha no período de 1874-1876.

O ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura- SC, Marcondes Marchetti, é o Coordenador Geral do Projeto.

Serviço:

O QUÊ: Exibição do curta-metragem "Fritz"

QUANDO: Quinta-feira, 07 de outubro, às 14h.

ONDE: Casa da Memória – Centro – Florianópolis

Apoio Governo do Estado – FCC – MIS/SC. 

 

Dia : 09 de Novembro

4ª BIER FEST – Associação Cultural Deutsche Welt

Hora : das 11:30 às 18horas

Local : ACOJAR

Rua Coronel Mauricio Spalding de Souza , 801 Santa Monica

A festa contará com vários tipos de chopps artesanais, Banda Freunde Musikanten de Blumenau, apresentações do grupo de Danças Folclóricas Tanzfreunde, competições de chopp em metro, serrador além da gastronomia com strudel, cucas, bolos e pratos salgados da culinária alemã.  

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img