23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

1ª Feira de Azeites e Queijos reúne marcas inéditas em Florianópolis

spot_img

1ª Feira de Azeites e Queijos reúne marcas inéditas em Florianópolis

spot_imgspot_img

Expositores de SC, PR e RS apresentam produtos artesanais de 1º a 3 de dezembro no MULTI Open Shopping

               Pela primeira vez Florianópolis recebe uma feira especializada em dois produtos milenares: azeite de oliva e queijo. Com curadoria de Tiago Pascoal, em parceria com o MULTI Open Shopping, a 1ª Feira de Azeites e Queijos será realizada entre os dias 1º e 3 de dezembro, no hall de entrada do MULTI, no Rio Tavares. A entrada é gratuita.

               “Queijos e azeites são dois alimentos que se dão muito bem juntos. Além disso, eles vivem o mesmo momento no cenário artesanal brasileiro. E nesta edição vamos reunir novos produtores e produtos com premiações nacionais e internacionais”, destaca Tiago.

               Quem visitar a feira vai encontrar azeites, queijos, salames, geleias, patês e pães artesanais das marcas: Abelha Brasil (Mandirituba/PR), Acendra (Mariana Pimentel/RS), Biome Pampa (Encruzilhada do Sul/RS), Casa Gabriel (São Gabriel/RS), Casca de Noz (Brusque/SC), Costi Olivos (Caçapava do Sul/RS), Dani Couto (Florianópolis/SC), Diamante (Major Gercino/SC), Famiglia Baldo (Rio do Sul/SC), IMUA Padaria (Florianópolis/SC), Keylex (Correia Pinto/SC), La Popote (Biguaçu/SC), Naturell (Luiz Alves/SC), Nô (Pinheiro Machado/RS), O Pão Nosso de Cada Dia (Florianópolis/SC), Queijos Balbinot (Guaraciaba/SC), Salumeria Montenegro (Garopaba/SC), STA – Air (Bom Retiro/SC) e Vermont Queijos (Pomerode/SC).

               O horário de funcionamento será na sexta, dia 1º, das 16h às 22h, no dia 2, das 10h às 22h e no domingo, dia 3, das 12h às 20h. O MULTI Open Shopping fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC.

Azeites artesanais premiados

O Brasil é o segundo maior importador de azeite de oliva e consome cerca de 100 mil toneladas ao ano, no entanto, segundo Tiago, quando o assunto é produção, o produto nacional não soma nem 5% desse volume. “A olivicultura nacional conta hoje com mais de 70 produtores e a produção de azeite extravirgem está presente em Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. O estado gaúcho é o maior produtor nacional e SC está com uma produção pequena, mas estreando com bons resultados no cenário nacional”, explica.

E uma das novidades desta edição da feira, é que todas as cinco marcas de azeite participantes, vão apresentar o produto pela primeira vez em Florianópolis. “São azeites totalmente artesanais, produzidos em pequena escala por pequenas empresas familiares e muitos deles são premiados internacionalmente”, salienta.

Tradição francesa produzida em SC

               Outra novidade da feira é a participação da La Popote, uma charcutaria artesanal de Biguaçu/SC, que produz patês de porco, de porco com foie gras, de pato e de fígado de pato de maneira 100% artesanal e com matéria prima 100% catarinense.

               Na feira, a empresa fundada pela francesa Émilie Luquet, que trouxe para o Brasil receitas da família proveniente do sudoeste da França, será lançado o patê de ovas de tainha.

Agenda cultural gratuita

               Na sexta, dia 1º, o músico Rapha Wash faz uma apresentação de voz e violão no palco da Praça MULTI. A partir das 18h o cantor apresenta sucessos do Pop e Rock. Já no dia 2, é a vez do músico Guto Camacho. No repertório do cantor estão clássicos do Funk Soul, Surf Music e Blues nacional e internacional. O show começa a partir das 18h.

               Para a criançada a diversão está garantida na sexta e no sábado. As atividades lúdicas gratuitas começam a partir das 18h30.

Encontro com o Noel

Até o sábado, dia 23 de dezembro, o Papai Noel praieiro recebe visitas no espaço instagramavel produzido especialmente para a data. O horário de visitas do Papai Noel é das 16h às 21h nas sextas, das 14h às 22h, aos sábados e das 14h às 20h, durante os domingos.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais