17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

21ª edição do Festival Isnard Azevedo de Teatro começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

21ª edição do Festival Isnard Azevedo de Teatro começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

"Subo para esquecer o que de baixo já não consigo ver", da Cia Carabina Cultural, de Belo Horizonte (MG), inaugura o 21º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, na sexta-feira, 17, às 19h30, no Centro de Florianópolis. A performance urbana em forma de cortejo vai partir do Largo da Alfândega até o Largo da Catedral,  abrindo o maior festival de teatro do Estado. 

O evento ocorre de 17 a 25 de outubro em 27 centros culturais da Capital. São 38 espetáculos de 22 companhias teatrais de seis estados. A edição deste ano estabeleceu um recorde, com um número de 416 inscrições contra 199 do ano passado. Para Sulanger Bavaresco, diretora do Festival Isnard Azevedo, este crescimento representa a vitalidade da produção teatral brasileira, mas especialmente significa um reconhecimento e a representatividade do Festival em âmbito nacional.

Toda programação é gratuita e pode ser acessada em www.floripateatro.com.br Ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos. Cada pessoa pode retirar até dois bilhetes.A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Fora dos palcos, o Festival Isnard Azevedo abre outras fronteiras. Uma delas, criada nesta edição, é a Roda de Negócios Teatrais, que ocorre no dia 22, das 10h às 18h, na Casa da Memória, onde profissionais do setor vão ter contato com curadores dos principais festivais brasileiros para apresentação de portfólio. A finalidade é ampliar a circulação e visibilidade sobre o teatro produzido em Florianópolis, criando outro canal de seleção para festivais ou promovendo a indicação de espetáculos da cidade para eventos específicos. Interessados em participar devem enviar um email até o dia 15 para floripateatro@gmail.com solicitando sua inscrição.

A crítica teatral vai entrar em debate no dia 21, às 15h, no Ceart. E a parceria com as faculdades de teatro de Florianópolis está sendo oxigenada nesta edição. A produção realizada por estudantes vai ganhar visibilidade, envolvendo 120 professores, alunos e técnicos em duas mostras. A 4ª Mostra Circuito Universitário em Cena da Udesc apresentará 11 peças. E a partir deste ano, a UFSC também entra em cena com um circuito de três espetáculos.

Para os dias 22 e 23, das 8h às 12h, está prevista a oficina O ator e a criação coletiva, de Marcos Coletta do Grupo Quatroloscinco, de Belo Horizonte no Ceart da Udesc. A proposta é trocar experiências práticas com artistas, estudantes e pesquisadores. Interessados devem enviar currículo resumido e pequeno texto de interesse para o e-mail contato@quatroloscinco.com.

Para agendar turmas de alunos, os diretores e professores devem enviar um email para educativoffc@gmail.com e serão orientados a fazer a inscrição.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img