16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

24º Florianópolis Audiovisual Mercosul registra 832 filmes inscritos

spot_img

24º Florianópolis Audiovisual Mercosul registra 832 filmes inscritos

spot_imgspot_img

As inscrições para seis das oito Mostras Competitivas da 24ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul encerraram no último sábado (20.06) e os números surpreendem. Foram 832 inscrições nas Mostras Curtas Mercosul e Catarinense, Videoclipe, Infantojuvenil, DOC-FAM e Mostra Longas Ficção Mercosul. São quase 300 horas de filmes que os selecionadores terão para assistir.

A organização registrou a participação de todos os países integrantes do Mercosul e dos estados associados falantes da língua espanhola, além de coprodução de 19 países como por exemplo, Rússia, Índia e Finlândia.

Os três países com maior número de inscrições são Brasil, Argentina e diferente do ano passado que aparecia Colômbia em terceiro lugar, agora estão o Uruguai e Peru.

"O número de inscrições é uma conquista da continuidade e credibilidade do FAM, mas sobretudo demonstra a força e importância do cinema latino-americano de manter-se em contato com o público, resistindo a tantas dificuldades de produção no nosso contexto anteriormente político, econômico e agora agravado com a pandemia", ressalta Marilha Naccari, Diretora de Programação do FAM.
A tradicional  Mostra Curtas (Mercosul e Catarinense) continua sendo a com maior número de inscritos, 534. A mostra dedicada ao documentário, a DOC-FAM, com 91 produções, seguida da mostra Mostra Longas Ficção Mercosul e Videoclipe, com 69 cada e Infantojuvenil com 35 filmes inscritos.

Completam o número total 34 inscrições de filmes convidados, produções que não se encaixavam em nenhuma categoria, em especial de filmes regionais ou com história de produção com o festival. De acordo com a Diretora de Programação do FAM, os filmes passarão por um olhar atento. "Como sempre observamos aos pedidos dos realizadores e mantemos nossa comunicação aberta para entender diferentes perspectivas e necessidade de todos, fazendo o nosso possível para congregar as conexões que precisamos dia após dia. Nesta edição foram atendidos pedidos pontuais, mas que pode indicar mudanças para uma edição futura", diz Marilha.
A divulgação dos filmes selecionados para o festival é o dia 24 de julho. O Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado entre os dias 24 a 30 de setembro.

O 24ª Florianópolis Audiovisual Mercosul é produzido com a Lei de Incentivo à Cultura, apoio Celesc com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

 

Site Oficial: www.famdetodos.com.br

Facebook:http://www.facebook.com/FAMdetodos

Twitter: http://twitter.com/FAMdetodos

Instagram: @famdetodos

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img