16.6 C
fpolis
quinta-feira, setembro 23, 2021
cinesytem

26 de março é Dia do Bem: lazer e serviços gratuitos à comunidade

spot_img

26 de março é Dia do Bem: lazer e serviços gratuitos à comunidade

spot_img

Apresentações artísticas, oficinas, aconselhamentos em saúde, oportunidades de capacitação e serviços sociais fazem a programação do “Dia do Bem”, que acontece no próximo dia 26 (sábado), em diversas cidades brasileiras. O evento é uma realização de voluntários das casas beneficentes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – ou UDV, religião de origem amazônica, de fundamentação cristã e reencarnacionista. A UDV conta, atualmente, com quase 200 unidades (núcleos) no Brasil e alguns também no exterior.

Em Florianópolis, o Dia do Bem acontecerá na ONG Gente Amiga, no Morro do Horácio, a partir das 9 horas. A entrada é franca e estão previstas as seguintes atividades: oficinas de música, teatro, dobraduras, contação de histórias, massagens, orientações médicas, psicológicas, jurídicas e fisioterapeutas. Será apresentado a comunidade o programa Luz do Saber de alfabetização de jovens e adultos por meio digital, iniciativa da UDV, já implantado na Gente Amiga.

Os internautas poderão acompanhar as atividades nas diversas cidades onde acontece o Dia do Bem através de página no Facebook (Dia do Bem – UDV 50 anos – http://twixar.com/aSsFFFgc) e também no Twitter (@diadobem_). Por lá, os voluntários da UDV publicarão programação, notas, vídeos e fotos do evento.

“Certamente será um dia de alegria e toda a comunidade está convidada”, anuncia Tânia Batista, diretora nacional de Beneficência da UDV. Segundo ela, “eventos como o Dia do Bem fortalecem ainda mais a relação da UDV com a sociedade, graças a um trabalho que já vem sendo realizado há 50 anos e reflete, de forma simples e efetiva, os princípios cristãos da União do Vegetal”.

50 anos de boas ações

O Dia do Bem, realizado inicialmente pelas unidades beneficentes da UDV em Macapá (AP) e Santarém (PA) foi integrado ao calendário nacional da instituição, na agenda de comemorações do cinqüentenário da União do Vegetal, fundada em 1961, em Porto Velho, pelo seringueiro José Gabriel da Costa. Segundo dados históricos do Centro, as ações sociais fazem parte da UDV desde a origem. À medida que a instituição cresceu, o trabalho filantrópico ganhou maior porte e notoriedade, com diversos serviços à comunidade, como atendimentos médicos, capacitação, alfabetização de jovens e adultos, campanhas do agasalho, entre outros. A União do Vegetal – www.udv.org.br – é instituição reconhecida como de Utilidade Pública Federal.

O foco principal do trabalho social da UDV, na atualidade, é a alfabetização de jovens e adultos, feita com a utilização do software livre Luz do Saber, desenvolvido por iniciativa da União do Vegetal em parceria com programas do governo federal e do Estado do Ceará. O software está disponível no site http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br.

Gente Amiga

A Associação Beneficente, Educacional e Assistencial Gente Amiga, fundada em 19 de junho de 2004, atende hoje cerca de 60 crianças e jovens do Morro do Horácio, em Florianópolis. A entidade desenvolve ações que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade em seu entorno. Atualmente desenvolve os seguintes projetos: Construção do Ser, Vida Melhor, Inclusão Digital, Cegonha, Amigos da Bola, Luz do Saber e Pano e Renda. Conheça mais a Gente Amiga no site www.genteamiga.org.br

spot_img
spot_img

Leia mais