18.3 C
fpolis
terça-feira, agosto 16, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

2ª Mostra de Rua FITA: Teatro de animação online e gratuito de 15 a 18 de novembro

spot_imgspot_img

2ª Mostra de Rua FITA: Teatro de animação online e gratuito de 15 a 18 de novembro

spot_imgspot_img

Inscrições estão abertas para bate-papos entre público e artistas e mesa de conversa ‘Teatro de Rua ou Teatro na Rua?’ 

Cinco espetáculos de teatro de animação de três estados brasileiros e Distrito Federal serão exibidos gratuitamente entre os dias 15 e 18 de novembro para todo o Brasil, em dez apresentações com transmissão ao vivo pelo canal do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação no YouTube. Eles são parte da 2ª Mostra de Rua FITA, realizada pela Fazendo Fita Cia. Artística, responsável pelo grande festival internacional conhecido da Capital catarinense e que, em consequência da pandemia, teve sua última edição realizada em 2019 e será retomado em 2021. Essa edição também promoverá bate-papos com artistas e mesa de conversa – já com inscrições abertas pelo www.fitafloripa.com.br. O evento homenageia a professora, dramaturga, diretora, atriz e poeta Carmem Fossari (1955-2021). A abertura oficial será na segunda, 15/11, às 16h. 

Na programação estão espetáculos que levam a magia do teatro de animação para a  rua e espaços alternativos: bonecos de luva, mamulengos, sombras e esculturas-máquinas manipuláveis. Os conteúdos perpassam um surpreendente mundo portátil, histórias de amor, narrativas épicas do Brasil adaptadas a partir de grandes nomes da literatura brasileira  e  histórias clássicas do folclore nordestino.

Participam desta edição: Automákina – Universo deslizante, do Grupo De Pernas pro Ar (Canoas/RS); O Marujo e a Tempestade – Bolha Luminosa, da Cia. Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS); O Romance do Vaqueiro Benedito, da Mamulengo Presepada (Brasília/DF) – acessível em LIBRAS; Vida Seca, da Cia. ETC I TAL (Navegantes/SC); e Berenices, do Morpheus Teatro (São Paulo/SP).

A 2ª Mostra de Rua FITA tem o patrocínio pelo Fundo Municipal de Cultura da  Prefeitura de de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes; e apoio institucional da SECARTE – Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, através do DAC – Dpto Artístico e Cultural/UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. A realização é do Fazendo Fita Cia. Artística.

O FITA nasceu em 2007, a partir da parceria da professora do Depto de Artes Cênicas da UFSC Sassá Moretti e da então cenógrafa do DAC/UFSC Zélia Sabino, hoje funcionária aposentada voluntária do departamento. Em 2019 foi realizada a 1ª Mostra de Rua FITA durante o festival. 

Espetáculos adaptados para serem assistidos na tela

As peças serão exibidas ao público de forma especial, em versões para serem assistidas na tela, incluindo detalhes da encenação, por exemplo.

“O trabalho da curadoria foi intenso e árduo para selecionar espetáculos de rua  gravados utilizando essa nova estética, mais próxima do cinema”, conta Gustavo Bieberbach, que assina a curadoria ao lado da Sassá Moretti, Zélia Sabino e Ricardo Goulart.

Teatro para crianças e jovens 

Neste período pandêmico, no qual muitas crianças foram privadas do contato com arte e cultura, a 2ª Mostra de Rua FITA vem como um respiro.

“Ainda não será como gostaríamos, presencialmente, mas ajudará as crianças e adultos a terem contato novamente com o teatro de animação, com a arte, tão importante nas nossas vidas, porém escassa devido a situação que vivemos”, diz Sassá Sassá Moretti, uma das coordenadoras do evento.

Uma equipe da Mostra está dedicada a fazer contato com escolas da Grande Florianópolis, porém os educadores do Brasil todo estão convidados a incluir na agenda escolar a exibição dos espetáculos. 

“Esse trabalho junto às instituições de ensino é fundamental para inclusão e democratização do acesso à arte e a cultura. Em todos os eventos que realizamos temos esse cuidado. E além de oportunizar essa experiência para esse público, estamos formando plateia”, afirma Zélia Sabino, também da Coordenação.  

Trocas entre artistas e estudantes 

Como atividades formativas, serão realizadas uma Mesa de Conversa e dois bate-papos entre artistas e estudantes. 

Na quarta, 17/11, às 20h, participam da Mesa de Conversa ‘Teatro de Rua ou Teatro na Rua?’ o Prof. Dr. Valmor Nini Beltrame (mediador), Chico Simões (Mamulengo Presepada), Prof. Dr. Ivanildo Piccoli e Raquel Durigon (Grupo De Pernas pro Ar). 

Na terça, 16/11, vai ter bate-papo com Alexandre Fávero (Cia. Lumbra – RS) e alunos de EJAs; e na quinta, 18/11, os estudantes irão conversar com Luciano Wieser (Grupo De Pernas pro Ar-RS). O assunto será montagem e trajetória dos espetáculos.

Inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do FITA – www.fitafloripa.com.br .

2ª Mostra de Rua FITA

Espetáculos de teatro de rua transmitidos online

15, 16, 17 e 18/10

No canal do FITA no YouTubeInscrições para bate-papos e Mesa de Conversa ‘Teatro de Rua ou Teatro na Rua?’: www.fitafloripa.com.br

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais